Ibaté: Projeto Criança Ecológica retorna a Ibaté

O projeto Criança Ecológica que visa desenvolver nas crianças, atitudes ecologicamente corretas, como a diminuição na produção de lixo diante da conscientização da comunidade, retorna a Ibaté.

Através do projeto, os alunos aprenderão a reciclar o máximo possível do lixo produzido nas comunidades assistidas, visando melhorar a qualidade de vida de dezenas de famílias de coletores de material reciclável.

Com o programa, torna-se possível preparar e conscientizar a comunidade, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário e diminuindo em cerca de 5% o total de lixo depositado mensalmente.

O programa Criança Ecológica conta com o envolvimento dos departamentos de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, de Educação e Cultura, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Educação.

Este ano, o projeto irá abranger todos os 5º anos do Ensino Fundamental, o que totaliza 19 salas de aula, distribuídas em seis escolas, 475 alunos e aproximadamente mais duas mil pessoas envolvidas entre pais e irmãos dos alunos, amigos, familiares, coletadores e comunidade de modo geral.

Para trabalhar o projeto, cada escola terá sua própria didática, mostrando os seus benefícios, como por exemplo com atividades práticas, confecção de cartazes, distribuição de sacolas padronizadas para coleta do material reciclável, sempre despertando nos alunos a importância da participação de cada um.

A entrega do material reciclável será feita pelos alunos nas escolas e posteriormente recolhidas pelos coletadores da Coopercicla (Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Ibaté) onde serão semanalmente separados e comercializado.

A ação do Criança Ecológica, além de conscientizar as crianças, e ao mesmo tempo seus pais e pessoas próximas, tem como objetivo despertar também a atenção da sociedade de modo geral, uma vez que a reciclagem, a separação dos lixos e colaboração com a coleta seletiva, além de contribuir ativamente com o meio ambiente.

De acordo com João Vitor Rosa, assessor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além de conscientizar as crianças, as quais consequentemente passarão a cobrar atitudes dentro de suas casas e locais que frequentam, irá também contribuir com um aumento na coleta de matérias recicláveis, e consequentemente gerar maior renda para as famílias que dependem dessas coletas.

“É um projeto estimulante, que engloba muitos aspectos e tem como objetivo despertar em nossas crianças a importante preocupação com o meio ambiente, além de movimentar toda a família e aumentar as rendas dos coletores”, explicou.

AULAS PRÁTICAS: As crianças participantes terão a oportunidade de realizar diferentes aulas práticas, como por exemplo:

- Visitas a Horta Municipal, Centro de Controle de Zoonozes, estufa agrícola, nascentes e arboretos municipais.

- Palestras realizadas por técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) explicando a importância do  controle populacional, da  posse responsável, além de orientações de criação dos animais domesticos.

- Os alunos irão participar também da identificação dos córregos do município(uma forma deles descobrirem a localização e a identificação dos mesmos). Além de um contanto direto com o meio ambiente, uma grande oportunidade de aprendizado.

- Realização de plantio de árvores e atividades extra curriculares.

- Ainda no mesmo projeto, os alunos darão início a reciclagem do óleo doméstico, e descobrirão tudo o que pode ser feito com o mesmo.

2013 marca a continuidade de um importante projeto de conscientização no município, iniciado na gestão anterior e tendo sua continuidade pela atual administração.

“Vamos oferecer aos  alunos a oportunidade de aprenderem e trabalharem com o meio ambiente, além de cuidar do mesmo e contribuir com a qualidade de vida do município através de inúmeros benefícios”, comentou João Vitor.


Criado por Rodrigo Lima