Araraquara: Cidade lança campanha contra queimadas urbanas

Na tarde dessa segunda-feira (13), o prefeito Marcelo Barbieri liderou a solenidade de lançamento da Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas, que vai até o próximo dia 17 e visa diminuir os índices de incêndios em terrenos balidos, prática considerada crime ambiental.
 
Realizada pela Defesa Civil de Araraquara (órgão da Secretaria Municipal de Segurança), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, secretarias municipais do Meio Ambiente, da Educação, e de Obras Públicas, além da Promotoria de Justiça Ambiental, a campanha engloba uma série de ações preventivas pela cidade.  
 
O prefeito Marcelo enfatizou a importância da campanha contra as queimadas urbanas, “principalmente neste período mais crítico de diminuição das chuvas, entre maio e setembro, que provoca sérios danos ambientais e à saúde da população”. 
 
“É preciso combater com veemência esta prática criminosa”, disse Marcelo, que ressaltou o trabalho da Defesa Civil, incluindo o voluntariado e as demais instituições parceiras da campanha, como Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e a Câmara de Vereadores. 
 
Para o secretário municipal de Segurança, Eli Schiavi, a colaboração da população é essencial neste processo. “É necessário uma conscientização ambiental cada vez maior na sociedade para se evitar as queimadas”, resumiu o secretário. 
 
Também o presidente da Câmara Municipal, João Farias, destacou a importância de se evitar as queimadas. “É fundamental a campanha neste período em que aumenta o índice de atendimento na rede pública de saúde, principalmente de inalações, provocado pelos incêndios urbanos”, disse Farias. 

Estímulo
 
As ações preventivas serão desenvolvidas principalmente nos bairros mais atingidos, com a distribuição de folhetos explicativos referentes às conseqüências das queimadas, além de palestras e atividades educativas nas escolas.
 
Segundo o coordenador de Defesa Civil, Edson Alves, a campanha objetiva motivar a população a denunciar os focos de queimadas e orientar para que não seja ateado fogo em terrenos.
 
“Serão estimuladas práticas alternativas de ações ecológicas, como reduzir o desperdício, praticar ou incentivar a reciclagem e não despejar resíduos incineráveis em terrenos baldios, a fim de eliminar o risco de incêndio”, acrescentou o coordenador.
 
As palestras serão realizadas nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre e também na Uniesp. Ainda neste período, o Corpo de Bombeiros fará a divulgação da campanha no seu programa educativo nas escolas. 
 
Ainda segundo a Defesa Civil, as queimadas urbanas apresentam como piores conseqüências os problemas respiratórios, a degradação do solo, o sacrifício de animais, desequilíbrio do ecossistema, danos a redes elétricas e de bens públicos e privados, riscos de acidentes, aumento da temperatura e, em dimensão maior, o aquecimento global.

 

Institucional
 
Conforme lei federal, a queimada urbana é crime ambiental e  proibida pelo Código de Posturas municipal. Os bairros mais atingidos no ano passado em Araraquara foram o Águas do Paiol, Parque São Paulo e os Jardins das Hortênsias, Del Rey e Maria Luiza. 
 
A lei que institui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas, de autoria do vereador Elias Chediek, foi aprovada pela Câmara Municipal em julho de 2009.  

Também participaram do lançamento o vice-prefeito Coca Ferraz, os vereadores Ronaldo Napeloso, Aluisio Braz (Boi), Jeferson Yashuda, Elias Chediek, Roberval Fraiz, Juliana Damus, Geicy Sabonete, Adilson Vital e William Affonso, além de secretários municipais e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Florestal e Defesa Civil do Estado, entre outros representantes do governo e da população.


Criado por Rodrigo Lima