Secretário participa da abertura de evento sobre Nanotecnologia na Embrapa

A Embrapa Instrumentação recebe esta semana o VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada aoAgronegócio e a III Escola de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. Os eventos fazem parte das comemorações de 40 anos da Embrapa, completos em março.

Os eventos são promovidos pela Rede de Nanotecnologia aplicada aoAgronegócio – Rede AgroNano. A Rede estabeleceu-se em 2006 com uma proposta inovadora, de buscar, nesta área de fronteira, a integração dos desenvolvimentos existentes para as necessidades do agronegócio e, ainda, moldar um novo conjunto de pesquisas com foco em problemas agrícolas identificados. Hoje a Rede conta com mais de 150 pesquisadores, sendo cerca de 70 pesquisadores do quadro de pessoal da Embrapa e 80 de instituições parceiras (universidades e institutos de pesquisa).

O secretário de Desenvolvimento Sustentável Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, participou da abertura do evento representando o prefeito Paulo Altomani. Na ocasião, o secretário ressaltou o papel estratégico fundamental da Embrapa no país e em outras regiões de clima tropical, além da sua importância na economia brasileira. Tundisi ainda afirmou que a Embrapa é uma parceira preferencial de sua secretaria e conta com o apoio da instituição na administração de ciência e tecnologia em São Carlos.

Também estiveram presentes, o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, o chefe da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, além de membros da Rede AgroNano.

Na tarde desta segunda-feira (10), também foi inaugurado o Módulo de Integração do Laboratório de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (LNNA). Com isso, o laboratório passa a integrar o SisNANO, sistema de laboratórios multiusuários direcionados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologias  do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Criado por Rodrigo Lima