Câmara homenageou Embrapa e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (10) no auditório da Embrapa Instrumentação, uma sessão solene comemorativa aos 40 anos da Embrapa. Na ocasião foi entregue o título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto.

A solenidade presidida pelo vereador Marquinho Amaral (PSDB), presidente da Câmara teve como oradores oficiais os vereadores Walcinyr Bragatto (PV) e Lineu Navarro (PT). Estiveram presentes a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, o prefeito Paulo Altomani, os chefes-gerais da Embrapa Instrumentação e Embrapa Pecuária Sudeste, Luiz Henrique Capparelli Mattoso e Maurício Mello de Alencar. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, foi representado pelo diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf. Compuseram também a mesa principal Flavio Plentz,coordenador de Meio Ambiente e Nanotecnologia do Ministério da Tecnologia e Invação e os assessores parlamentares João Muller e Silvério Crestana. Silvério Crestana, representando os deputados Newton Lima e Itamar Borges.

Na ocasião foram assinados contratos de cooperação e transferência de tecnologias relacionadas às duas Unidades da Embrapa em São Carlos.

Criada em 26 de abril de 1973 e atualmente com 47 unidades de pesquisa e de serviços e 14 unidades centrais administrativas no país, a Embrapa mantém duas unidades em São Carlos: a Embrapa Pecuária Sudeste, criada em 26 de agosto de 1975, e a Embrapa Instrumentação, fundada em 18 de dezembro de 1984.

CIDADÃO HONORÁRIO – O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto,  foi homenageado com o título de cidadania são-carlense em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade.

Natural de Duartina, graduado em Física pela Unesp, com mestrado e doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (USP), Ladislau Martin Neto é pesquisador da empresa desde 1986. Na Embrapa Instrumentação, realizou estudos sobre aplicações de espectroscopia na agricultura, tendo exercido a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento em duas ocasiões (1990-1992 e 1994-1997) e a chefia-geral (2002-2006). Também foi secretário-executivo do Programa Nacional de Automação Agropecuária e coordenador do Programa Embrapa Labex nos Estados Unidos. Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em ciência do solo e meio ambiente. Com experiência em métodos, técnicas e instrumentação na agropecuária, o pesquisador tem atuado principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica do solo, sequestro de carbono no solo, mudanças climáticas globais, substâncias húmicas, interações de metais e pesticidas no solo e água, ressonância paramagnética eletrônica, fluorescência de laser e luz uv-visível e ressonância magnética nuclear.


Criado por Rodrigo Lima