Núcleo do Campus Sorocaba da UFSCar sedia exposição de cartazes do cinema alemão

Até o dia 21 de junho, o Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a exposição "Doktor Caligaris erfüllt Dr. Mabuse". A mostra apresenta ao público cartazes do cinema alemão do período de 1919 a 1933, durante a República de Weimar, e tem o objetivo de mostrar a propaganda responsável pela difusão das elaborações de uma das vanguardas artísticas para além das paredes dos museus e galerias, por meio de cartazes cinematográficos. A visitação é gratuita e aberta a todo o público.

Os 23 cartazes refletem o momento de crise e de crítica no imaginário artístico alemão, durante a segunda década do século XX, revelando a intensidade das representações geradas pela percepção premonitória da tragédia que se aflorava na ascensão do Nazi-fascismo. Os conteúdos e imagens presentes nos cartazes carregam a missão de dar visibilidade a sentimentos conflituosos inerentes ao surgimento da vida moderna, às ideologias do progresso e da decadência do indivíduo e à percepção de que o mundo pré-revolução industrial e os valores românticos seriam oprimidos. 

A exposição é coordenada pelo professor Silvio César Moral Marques, docente do Departamento de Geografia, Turismo, e Humanidades (DGTH) da UFSCar, e pode ser visitada das 9 às 17 horas no Núcleo ETC, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi n° 130, bairro Santa Rosália. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-2472 ou pelo email laramartinsg@yahoo.com.br.


Criado por Rodrigo Lima