SÃO CARLOS APRESENTA PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A DENGUE

Sc News

O plano foi montado a partir de uma reunião da chefe da Vigilância Epidemiológica, Marcia Pallone, com representantes do Grupo de Vigilância Epidemiológica e da Sucen. De acordo com estudos, a região é vulnerável ao mosquito transmissor e cuidados devem ser tomados para se evitar o aumento no número de casos.

 

Na reunião desta terça-feira, Márcia Pallone, apresentou o plano do município na questão da prevenção do vírus da dengue, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela informou que estão previstas a contratação de 60 agentes de combate de endemias, visitas casa a casa, nebulização, vistorias de pontos estratégicos, investigação e monitoramento dos casos positivos e divulgação de conscientização através de campanhas, numa grande parceria da Vigilância em parceria com as secretarias de Comunicação, Habitação, Serviços Públicos e Coordenadoria do Meio Ambiente.

 

A Diretora Técnica da Regional da SUCEN, Zulimar Catarina Teles Alves, destacou a importância dos agentes de saúde na campanha. “Nossa visita em São Carlos é para que os agentes comunitários de saúde assumam suas atribuições previstas de acordo com a portaria do Ministério da Saúde. Como eles têm contato um muito forte com a comunidade, é fundamental a participação de cada um na prevenção da dengue”.

 

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, reafirmou a importância da prevenção e a participação popular no controle da doença. “O início do ano da dengue acontece agora. Tivemos casos positivos em outras cidades da região. Isso significa que o vírus está circulando. É importante lembrar que a dengue é uma doença que envolve todos os continentes e que carece de atenção permanente em questões de prevenção. Nosso município, seguindo orientações do prefeito Altomani, está preparando uma grande ação nesse sentido. Mas, precisamos contar também com a participação da população, que deve permitir a entrada dos nossos agentes em suas casas. Todos eles estarão devidamente identificados e aptos a passar informações sobre os métodos e formas de se evitar a doença”, afirmou Márcia.

 

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos já realiza, desde o início do ano, um trabalho de notificação dos casos. A diretora da SUCEN lembrou que essa notificação é um grande passo para o sucesso do plano sãocarlense. “Eu acredito no plano de contingência que São Carlos criou para combater a dengue. Já tivemos uma reunião na DRS de Araraquara e a partir dessa reunião, estamos viabilizando as ações. Acredito que a cidade vai conseguir evitar a proliferação do vírus.”

 

A reunião desta quarta-feira contou com a presença do secretário municipal interino de Saúde, Ricardo Innecco Castro,  da diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelle Miorin Líbero, da encarregada do setor da SUCEN, Leonice de Lima e do agente técnico de saúde da SUCEN, Marcelo Cruz Alves.


Criado por Rodrigo Lima