Mutirão da Limpeza da Prefeitura recolhe 94 caminhões de entulhos na região do Cidade Aracy.

Sc News

 

A Prefeitura de São Carlos recolheu no último sábado (3), das 8h às 17h, durante o mutirão de limpeza realizado na região do grande Cidade Aracy, formada pelos bairros Presidente Collor, Eduardo Abdelnur, Jardim Zavaglia, Antenor Garcia e Cidade Aracy 1 e 2, 94 caminhões de entulhos, 56 caminhões de massa verde, 3 caminhões de pneus e 4 caminhões com inservíveis como sofás, armários e móveis velhos.

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, e demais secretários e diretores, acompanhou de perto os trabalhos. “A Prefeitura ajuda, mas a limpeza do bairro também depende da conscientização dos moradores. O poder público não dá conta de tudo, por isso cada um tem que cuidar pelo menos do seu quintal. Também é preciso lembrar que o combate a Dengue também é um dever de todos”, ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário de Serviços Públicos foram utilizados 16 caminhões que percorriam uma região recolhendo os materiais, descarregavam na área de transbordo e se deslocavam para outro setor. “Utilizamos 5 basculantes, 1 pá-carregadeira, 1 retroescavadeira, 6 carga seca e 3 caminhonetes HR. Já a Equipe de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fez o trabalho de conscientização do combate ao mosquito Aedes aegypyi, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, recolhendo 4 caminhões com restos de móveis velhos (sofás, armários, cadeiras, cômodas, estantes) muitos deles queimados, grande quantidade de madeira e espuma, isopor, pedaços de caixa d'água, vasos sanitários, latas, lonas, pneus e recipientes plásticos de vários tipos, que estavam ou na frente ou no quintal das residências”, relata Mariel Olmo.

 “Sabemos que 80% dos criadouros estão nas residências, por isso a importância do trabalho educativo. Não adianta retiramos tudo no dia do mutirão se os moradores não continuarem cada um fazendo a sua parte. A maneira mais eficaz de impedir a reprodução do mosquito é evitar o acúmulo de água. Uma ação de limpeza, uma vez por semana, impede que os ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta. As pessoas não podem abandonar a vistoria”, disse Denise Scatolini, coordenadora da Equipe de Combate a Endemias.

Durante todo o dia também foi realizado capinação no entorno das escolas e demais unidades municipais. Posteriormente, o mutirão será estendido para outras regiões da cidade.

 


Criado por Rodrigo Lima