Ibaté participa de encontro de dirigentes culturais da região

O diretor do Departamento de Cultura de Ibaté, Joziel Gama, acompanhado do representando do Coarty (Coletivo de Artistas de Ibaté) David Bruno Narcizo esteve na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, um importante órgão do Governo do Estado da Cultura que tem por função a formação artística e atende a cidade de São Carlos e a região, no Encontro de Dirigentes Culturais.

Quatorze dirigentes de Cultura de toda a região, estiveram debatendo e pensando as melhores formas de intercambio cultural  entre os municípios da região e qual melhor forma de implantação dos projetos de formação nos municípios atendidos pela oficina cultural.

Um dos itens contidos no plano de ação do Departamento de Artes e Cultura da cidade de Ibaté para 2013 é  implementar ações de cunho cultural na cidade totalmente gratuito e ampliar o raio de atendimento e acesso da comunidade democratizando a gestão pública de cultura e dando autonomia pra comunidade participar do processo de feitura das ações culturais e artísticas. Para isso, o departamento começou um grande processo de realização e formalização de parcerias com instituições governamentais e organizações sociais da sociedade civil de toda a região.

É importante salientar que há uma parceria de longa data entre o Departamento de Artes e Cultura de Ibaté e a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e nessa reunião, fora reafirmada a parceria  e já para o segundo semestre, através da Oficina Cultural, Ibaté poderá receber vários projetos em arte educação e formação técnica em arte de renomados artistas de todos os Estados  na cidade para realizarem processos de formação técnica em arte na cidade.

Confirmaram presença no encontro, representantes dos seguintes municípios:

São Carlos, Descalvado, Dourado, Brotas, Rose Vasselo, dirigente de Torrinha, São Simão, Pirassununga,  Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro, Joziel Ibaté, além do Coordenador Tuca Spaziani, a técnica de Programação Juliana Tessarin e o Assistente Administrativo Guilherme Zabotto.

 

Gama informou que o Departamento de Cultura está em fase de triagem de professores para ministrar os cursos e atividades no Centro Cultural.

Segundo ele, muitas novidades estão previstas para esse ano, inclusive com a participação de professores que são músicos de artistas renomados do país.

“Vamos ter novos cursos em diversas áreas, mas principalmente musical”, informou Gama.

 

LEVANTAMENTO: O Centro Cultural está preparando um inventário artístico e cultural da cidade. Todos aqueles que cantam, dançam, pintam ou praticam qualquer atividade cultural entrem em contato e façam seus cadastros.

Esse levantamento vai definir ações culturais para os diversos espaços existentes na cidade, incentivar e fomentar os trabalhos dos artistas locais, como festivais, mostras, exposições, etc., uma vez que os equipamentos públicos também estão sendo cadastrados.

Para mais informações ou efetuar seu cadastro, entre em contato através do telefone (16) 3343-4676 ou centroculturalibate@hotmail.com.


Criado por Rodrigo Lima