Trump sobe o tom contra a Rússia e a ameaça bombardear a Síria

Sc News

Presidente dos EUA disse que fará uma ação militar após regime sírio ser acusado de matar dezenas em Guta Oriental com armas químicas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra a Rússia nesta quarta-feira (11) e avisou que mísseis "bacanas, novos e inteligentes" estão chegando à Síria. O anúncio da ação militar acontece quatro dias após o governo de Bashar Al-Assad ser acusado de lançar um ataque químico que matou dezenas na região de Guta Oriental, no sábado.

“A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis lançados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque eles estão chegando, bacanas, novos e "inteligentes"! Vocês não deveriam ser parceiros de um animal que usa gás para matar o seu povo e gosta disso”, afirmou Trump no Twitter, fazendo referência ao ataque ocorrido no sábado

"Nosso relacionamento com a Rússia é pior agora do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa de nos ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Vamos parar a corrida armamentista?", escreveu ainda o americano, num outro post no Twitter.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo respondeu ao pedido do americano dizendo que seria uma "grande ideia" acabar com a corrida armamentista. "Comecemos com as armas químicas dos EUA", retrucou.

Logo após a declaração de Trump, o chanceler russo, Serguei Lavrov, também se manifestou, afirmando que os mísseis americanos deveriam ser direcionados a terroristas, não para um "governo legítimo".

O Ministério de Relações Exteriores da Síria acusou os americanos de usarem "invenções e mentiras" como desculpa para atacar seu território. "Nós não ficamos surpresos com uma escalada tão impensada por parte de um regime como o dos Estados Unidos, que financiou o terrorismo na Síria e ainda o faz", disse a agência de notícias estatal Sana, citando uma fonte oficial do ministério.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos, órgão com sede no Reino Unido que monitora a guerra síria, afirmou que forças pró-governo na Síria estão esvaziando importantes aeroportos e bases aéreas militares - o que dá indício de uma preparação para um possível ataque americano.

O Pentágono disse à agência Reuters que não comentará potenciais ações militares futuras.

 

 

 


Criado por Rodrigo Lima