APÓS A VEREADORA LAIDE TER ALERTADO PARA O DESMONTE DOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, PREFEITO NOMEIA NOVO DIRETOR.

Sc News

Em pronunciamento na tribuna da Câmara na sessão de terça-feira (12), a vereadora Laíde Simões (MDB) prestou esclarecimentos sobre sua posição referente às ações de proteção a animais no município na atual administração que, segundo ela, paralisou um dos principais pilares da política pública para o setor, que é o controle populacional através da castração. Munícipes se posicionaram recentemente em redes sociais sobre a falta desse procedimento, em decorrência do afastamento, por licença maternidade, da médica veterinária que realizava as cirurgias.  “Muitas explicações, muitos projetos, a discussão da possibilidade de uma parceria com a UNICEP, mas não houve nada de efetivo que pudesse solucionar esse problema e suprir a demanda”, comentou a vereadora.

Laíde ressaltou não ter atualmente ligação com o Departamento de Defesa e Controle Animal . “Participo da decepção e do descontentamento de ver esse importante trabalho sucumbir nesta administração”, declarou. “O que temos visto são ações prejudiciais ao trabalho criado que culminaram entre outras coisas na demissão do diretor e na não nomeação até a presente data de outra pessoa capaz de recolocar este trabalho nos trilhos”.

A vereadora destacou sua atuação na defesa dos animais e seu trabalho na criação de uma política pública para o setor no município, antes mesmo de ocupar uma cadeira na Câmara. Frisou a importância da parceria entre os poderes públicos e lembrou conquistas como a criação do Departamento de Defesa e Controle Animal, o atendimento veterinário ambulatorial gratuito, as vistorias de fiscalização de maus tratos, o programa de atendimento a animais de grande porte, a manutenção adequada de animais e campanhas públicas de doação de animais domésticos e também o controle populacional de animais através da esterilização (castração).  “Tudo o que foi criado nesta área foi graças à parceria entre meu trabalho, antes e depois do mandato, e os prefeitos que vieram durante todos esses anos”, disse.

Laíde comentou que na atual gestão não houve nenhuma movimentação no intuito da realização desta parceria e as ações do Executivo nessa área foram modificadas em relação ao que era realizado anteriormente. “Demonstrei preocupação com várias ações que entendia como prejudicial a este trabalho, mas não me cabia mudar o rumo da gestão, até porque nunca me foi consultado sobre como eu via as mudanças”, esclareceu, acrescentando que se colocou  à disposição para ajudar com emendas parlamentares

Pela ligação de seu nome ao trabalho de proteção a animais na cidade, a vereadora afirmou que é “cobrada diariamente pelo desmonte que vem ocorrendo, mesmo não tendo a sintonia de parceria como em outros governos”.  Ela informou ter procurado os secretários de Serviços Públicos e de Governo para garantir uma forma da continuidade do programa de castração.

Laíde defende a realização de parceria do poder público com uma instituição através de termo de fomento e, nesse sentido, conversou com a direção da entidade ASF  ( Arca de São Francisco) e com o departamento de convênios do município. Segundo ela, para resolver outros problemas do Departamento de Defesa e Controle Animal será importante a nomeação de um diretor.

“Também espero e cobro da Prefeitura a nomeação de alguém para este cargo. Sem isso, continuaremos vendo um trabalho muito aquém do que já realizou o departamento e atingindo diretamente o atendimento aos animais e à população”, disse a vereadora, que encerrou sua fala pedindo “bom senso e atenção ao Prefeito Municipal” no sentido de que “realmente as coisas possam melhorar”.

Apos as criticas o Prefeito Ayrton Garcia atendeu a Vereadora Laide das Graças Simões, nomeando por sua indicação  Fernando Siqueira Magnani  ex administrador do Parque Ecológico durante as administrações de  Melo, Newton, Barba e Altomani para o cargo de Diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.

A publicação do ato de nomeação foi efetuada no Diário Oficial Municipal de sábado dia 16/06, desta forma  Fernando Magnani volta a Prefeitura.

 


Criado por Rodrigo Lima