Rio Claro: área doada pela prefeitura compromete instalação da Fatec

A Faculdade de Tecnologia de Rio Claro não poderá ser construída no terreno doado pela Prefeitura ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza por meio das leis municipais 4432 e 4457, promulgadas, respectivamente, em dezembro de 2012 e março deste ano. Localizada na confluência da rua 20 com avenida 67, no bairro Jardim Itapuã, perto da Rodovia Washington Luiz, a gleba de 22 mil metros quadrados é área institucional ocupada por uma pequena floresta e a utilização de boa parte do seu espaço está sujeita às normas de conservação ambiental.
 
Essa informação foi transmitida ao deputado Aldo Demarchi pela superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá. “Quando soube do problema, pedi ao vereador Juninho da Padaria que levantasse informações que nos ajudassem a avaliar quais as providências necessárias para solucioná-lo”, diz o deputado.
 
“Estive na Sepladema e verifiquei que foi detectada a existência de uma mina de água intermitente no terreno, o que compromete cerca de 5 mil metros como área de preservação permanente no meio da gleba, dividindo-a em duas partes aproveitáveis, uma com 7.500 metros quadrados e outra com 9.500 metros quadrados”, explica Juninho. “É estranho que essa questão não tenha sido verificada pelos setores competentes da Prefeitura antes do envio do projeto à Cãmara”, ressalta o vereador.
 
Confirmado o impasse, Demarchi, Juninho e o vereador Geraldo Voluntário estiveram reunidos nessa quarta-feira (24) com o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, a fim de verificar as alternativas mais viáveis para que o projeto de instalação da Fatec não seja prejudicado.
 
“Nossa preocupação é evitar que percamos a verba orçamentária de R$ 14 milhões destinada à construção da Fatec”, diz Aldo Demarchi, responsável pelas negociações que levaram o governador Geraldo Alckmin a autorizar o funcionamento da faculdade em Rio Claro. Segundo ele, a conversa com o secretário Quadrelli “foi muito produtiva” e nos próximos dias deverá ser anunciado um novo local para a Fatec.


Criado por Rodrigo Lima