Colheita mecanizada de cana-de-açúcar cresce no Estado de SP

A colheita mecanizada de cana no Estado de São Paulo aumentou na safra 2012/2013, se comparado a safra passada. O percentual de 72,6% representa 3,38 milhões de hectares, área equivalente a 22 cidades de São Paulo ou a mais de 4.800.000 campos de futebol. Esse índice, em 2006/2007, era de 34,2%.

Desde o início do Projeto Etanol Verde, em 2007, São Paulo deixou de queimar 5,53 milhões de hectares e de lançar à atmosfera mais de 20,6 milhões de toneladas de poluentes e 3,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. 

A palha que é deixada sobre o solo após a colheita mecanizada, além de melhorar sua fertilidade e protegê-lo contra a ação das chuvas e de processos erosivos, também tem potencial para geração de energia elétrica nas usinas. 

Etanol verde 

O Projeto Etanol Verde também teve reflexos nas usinas. O setor sucroenergético paulista reduziu o consumo de água no processamento industrial da cana-de-açúcar, investindo no aprimoramento dos processos industriais e no fechamento de circuitos com reúso de água dentro das unidades. 

Cerca de 68% das usinas signatárias do Protocolo Agroambiental já consomem menos de 1m3 por tonelada de cana processada. O reúso de água em processos industriais é uma tendência mundial, e representa economia para as indústrias e para o meio ambiente.

As usinas e fornecedores de cana signatários também estão protegendo nossos rios. Mais de 284 mil hectares de áreas ciliares estão compromissados com a proteção e recuperação pelo setor. Essas áreas, além de protegerem os rios contra processos de erosão e assoreamento, são ainda corredores ecológicos naturais para a fauna.

Do Portal do Governo do Estado


Criado por Rodrigo Lima