6º Matsuri atrai visitantes de toda região

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, e do diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, esteve na noite de sábado (4), no 6º. São Carlos Matsuri.

A festa, realizada nos dias 4 e 5 de maio, na praça Maria Apparecida Resitano (praça do Mercado), uma realização da comunidade nipônica local com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória, contou com barracas de comidas típicas, artesanato e apresentações de dança e música por grupos deSão Carlos, Ribeirão Preto, Campinas, Guatapará, Piracicaba e São Paulo.

Para Altomani, o São Carlos Matsuri é uma legítima homenagem à colônia japonesa local, que, juntamente com outras colônias imigrantes ajudaram a construir o que nossa cidade é hoje. “Temos muito que aprender com esse povo, com sua disciplina, educação e organização. Como prefeito, participar desse Matsuri é um prazer”, comentou. Além de conferir as atrações e de contar com o apoio de um jovem da comunidade, que traduziu para o japonês seu discurso, Altomani conversou com a população e visitantes. Entre eles, opresidente da Cosan, uma das maiores corporações empresariais do Brasil, com negócios em setores estratégicos para o desenvolvimento brasileiro, como infraestrutura e energia, Pedro Mizutanique se apresentou pela colônia japonesa de Piracicaba e a advogada, Sandra Akemi Morimoto, Campeã Paulista de Karaokê na categoria pop.

Segundo o diretor presidente da Fundação, Luis Carlos Triques, mais uma vez o Matsuri foi um sucesso, com um público maior, mais jovem e diversificado. “Conseguimos trazer para a festa não só a população de São Carlos, mas muitos universitários e pessoas de toda a região. O maior atrativo continua sendo a culinária. Porém, o público acaba se envolvendo com as demais atrações”.

Para o consultor de vendas, Kaique Timóteo, que participou pelo segundo ano da festa, é interessante ver como os nipo-brasileiros defendem sua tradição. “Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer os sabores da culinária japonesa”. O Tempurá de Sorvete (sorvete frito) foi um dos pratos mais requisitados durante a festa.

Para o jovem da comunidade Seicho No Ie de São Carlos, Fábio Akaio Kawano, a tradição é algo consolidado para os japoneses. “Esse evento reflete apenas o trabalho e o que somos diariamente. É o resultado de um processo”.

 

As eleitas - Durante a festa foram eleitas, pela primeira vez, a Miss Matsuri2013, as Princesas e a Miss Simpatia da festa. Segundo, Leila Massarão,chefe da Divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação e organizadora do evento, foram inscritas dez candidatas, que desfilaram para um júri convidado, na presença do público. “Foram escolhidas as mais belas representantes da comunidade”.

Filha de mãe japonesa, pai italiano e natural de Campinas, a estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFSCar, Larissa Bernardi de Souza, 20 anos, foi eleita a Miss São Carlos Matsuri 2013.

Descendente de terceiro grau, Giovanna Barbosa Higashi, 15 anos, foi eleita 1ª. Princesa. Já a 2ª. Princesa eleita, Patrícia Suemi Sato, 21 anos, pertence à terceira geração e estuda Engenharia de Materiais. Francyelle Toyama, estudante de medicina veterinária, de 21 anos, recebeu o título de Miss Simpatia 2013.


Criado por Rodrigo Lima