A Câmara Municipal incluiu em pauta e aprovou na sessão desta terça-feira (11), moção encabeçada pelo presidente da Casa, Marquinho Amaral (PSDB) e assinada por todos os vereadores, manifestando apelo ao prefeito Paulo Altomani para que encaminhe projeto de lei estabelecendo permuta de área para instalação do Centro da Polícia Judiciária de São Carlos. O local, junto ao Complexo de Segurança e Defesa do Cidadão Benedito Celso Medeiros Pereira, na zona norte, segundo o documento, é apropriado para abrigar a “Superdelegacia” que reunirá os distritos policiais, delegacias especializadas e o Plantão Policial 24 horas.
A moção foi elaborada com base em solicitação da Polícia Civil de São Carlos para a permuta de uma área (de 2.592,46 metros quadrados, localizada no Prolongamento da Rua Anita Stella), que foi doada pelo Município ao Estado no ano de 2010, por outra área maior, com 3.500 metros quadrados na rua Santos Dumont, Vila Helena, contígua ao prédio onde atualmente funcionam a Delegacia Seccional de Polícia, o Centro de Triagem, o Plantão Policial e a 26ª.Ciretran.
A solicitação leva em conta uma portaria da Delegacia Geral de Polícia que padronizou a realização de obras de prédios da Polícia Judiciária no Estado. O novo modelo de segurança pública do governo paulista pretende concentrar as unidades policiais num só local para agilizar o trabalho. Atualmente as unidades policiais estão localizadas em várias regiões da cidade, em prédios alugados pela Prefeitura.
“A permuta de área é medida de grande importância para que o Município, no curto prazo, se credencie a receber investimentos do Considerando que a permuta de área é medida de alta relevância, a fim de que o Município se credencie a receber investimentos do Governo do Estado de São Paulo no setor da Segurança Pública, ampliando as ações de combate à criminalidade”, afirma o presidente da Câmara, Marquinho Amaral.
Ele ressaltou a disposição dos vereadores de apoiar a solicitação da Polícia local. “São Carlos não pode perder a oportunidade de viabilizar as condições necessárias para a ativação da Superdelegacia, visando ampliar a estrutura de segurança pública em nossa cidade, assunto que requer a ação cada vez mais eficaz do Estado para a proteção da população”, acrescentou.
21/Outubro/2023
182 Views