Para comemorar o primeiro ano de funcionamento do Museu da Ciência de São Carlos “Professor Mário Tolentino”, a Prefeitura inaugurou no último domingo (14), quatro exposições: “No tempo dos dinossauros”, “As raízes da arte”, “Madeiras de lei” e “VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados”.
A solenidade em comemoração ao primeiro ano do Museu contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, do vice-prefeito Cláudio Di Salvo, do secretário de Planejamento e Gestão, Julio Cesar Pereira, do secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, do secretário da Educação, Carlos Andreucci, do presidente da Câmara, Marquinho Amaral, do presidente do Cepam, Lobbe Neto, do Articulador Estadual do Instituto Brasileiro de Museus, Carlos Henrique Medeiros, da Delegada Regional de Turismo, Lúcia Helena Tavares de Oliveira e do coordenador do Museu da Ciência de São Carlos, Paulo Roberto Martinez.
O prefeito ressaltou a importância do Museu para São Carlos e para toda a região. “É fundamental que a população de São Carlos e região visite o Museu da Ciência, fortalecendo o trabalho que vem sendo realizado neste primeiro ano de existência”.
Segundo o coordenador do Museu, Paulo Roberto Martinez, o local recebe visitas diariamente. “O Museu recebe diariamente cerca de 170 visitantes que vem até aqui em busca de conhecimento e diversão e ao longo deste ano estaremos preparando novas atividades para que o público tenha interesse de querer aprender mais sobre a nossa história”, conclui Martinez.
Todas as atividades do Museu são organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, com o apoio da Secretaria de Educação.
EXPOSIÇÕES - As exposições temporárias para comemorar o primeiro ano do Museu da Ciência são frutos de uma parceria com a UFSCar e a USP com curadoria dos professores doutores Marcelo Adorna Fernandes (UFSCar) e Luiz Eduardo Anelli (USP-SP), a exposição de paleontologia “No tempo dos dinossauros” traz inúmeros itens de alta relevância, como esqueletos de dinossauros, crânios, fósseis, icnofósseis, meteoritos, entre outros. “
“As Raízes da Arte”, exposição com obras do artista Ieiê, de Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito, reúne esculturas que medem de 20 a 180 cm. O artista, desde sua infância, esculpe em raízes formas de mamíferos, pássaros, dinossauros e pessoas.
A empresa AGX Tecnologia inicia uma mostra que contará com aeronaves, sistema e simulador de vôo, peças de aeronaves e vídeos explicativos em “VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados”.
Já em “Madeiras de Lei”, o escritor e marceneiro Nicola Gonçalves apresenta seis painéis e vários tipos de madeiras, com legendas para que o visitante possa identificar as diferenças entre elas.
As exposições poderão ser visitadas de terça e sexta-feira, das 8h às 21h30; quarta e quinta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados das 12h às 16h30. O Museu da Ciência está localizado na Praça Coronel Salles. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3307-6903.
21/Outubro/2023
183 Views