A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Embrapa Instrumentação, realizou nesta sexta-feira (22), o Seminário “Recursos Hídricos: problemas e perspectivas”.
O evento aconteceu no auditório da Embrapa Instrumentação e contou com diversos pesquisadores e autoridades, entre elas o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio de Salvo, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco, Sérgio Pepino, Presidente do SAAE, João de Mendonça Naime, chefe em exercício da Embrapa Instrumentação, Luísa Fernanda Ribeiro Reis, chefe do Departamento de Hidráulica da Escola de Engenharia da USP São Carlos e Ana Rita Araújo Nogueira, chefa-adjunta de Pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste.
O Seminário teve o objetivo de discutir questões como a manutenção e a recuperação dos ciclos hidrológicos e da disponibilidade de água com pesquisadores e representantes do poder público. Para o professor Fernando Spilk, da Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, os estudos sobre a qualidade da água são importantes ferramentas para a gestão púbica melhorar suas práticas. O professor palestrou sobre os problemas de saúde decorrentes da contaminação da água.
Já o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, comentou sobre o problema de vazamentos na cidade de São Carlos. “A pedido do prefeito Paulo Altomani já estamos elaborando um projeto de recuperação das redes, que são antigas e estão deterioradas, com o objetivo de sanar o problema”, afirmou.
Para José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o evento foi de grande importância para o município. “O dia foi muito produtivo, sairemos daqui com uma grande agenda de trabalho”, comentou.
21/Outubro/2023
183 Views