Roselei quer ampliar número de funcionários em serviço de limpeza nas escolas

O vereador Roselei Françoso (PT) apresentou na Câmara Municipal requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a contratação de serviços de limpeza para as escolas e bibliotecas públicas municipais. Segundo ele, o número de profissionais do setor é insuficiente para atender à demanda da rede escolar da cidade.

“Em visita às Escolas do Futuro pude constatar a tremenda falta de limpeza nos banheiros, no rol de entrada e nos espaços de uso comum”, relatou o parlamentar. “Em escolas como o CAIC EMEB Afonso Fioca Vitalli verifica-se que é impossível realizar a limpeza com apenas duas pessoas em três pavimentos e numa área superior de quatro mil metros quadrados”.

No requerimento, Roselei observou que o atual contrato de prestação de serviço de limpeza para manutenção das escolas públicas municipais abrange cerca de 70 postos de trabalho, ou seja, um profissional para cada 230 alunos. Esse número está muito aquém do necessário, na avaliação do vereador que aponta a existência de 53 unidades escolares na rede municipal (oito do ensino fundamental e 45 do ensino infantil), oito bibliotecas do futuro, totalizando 16 mil alunos, 1.300 professores, 153 merendeiras e cerca de 100 servidores de apoio.

Roselei destacou que a Secretaria Municipal de Educação tem obrigações constitucionais de aplicar no mínimo 25% do orçamento municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino, sendo que o orçamento supera os cem milhões para o exercício corrente. O vereador pede que a Prefeitura informe, por meio dos departamentos competentes, se o atual contrato permite a admissão de novos servidores. Caso a resposta seja afirmativa, pergunta quantos funcionários serão admitidos. Ele também quer saber sobre a vigência do contrato e quando a administração fará nova licitação na perspectiva de aumentar o número de postos para as unidades escolares. Além de quais as alternativas que a administração pretende fazer a respeito da limpeza das unidades escolares.

 MERENDEIRAS -  Roselei Françoso também protocolou requerimento em que solicita à Prefeitura a contratação de merendeiras para as escolas públicas municipais. “O atual quadro de merendeiras é insuficiente para garantir o atendimento da rede pública municipal”. O parlamentar citou que em visita às unidades escolares constatou as dificuldades em relação aos serviços de cozinha.


Criado por Rodrigo Lima