Deputado federal defende royalties para educação e fomento tecnológico

Deputado federal defende royalties para educação e fomento tecnológico
 
SÃO PAULO – A fim de discutir questões relacionadas à educação e inovações tecnológicas, o deputado federal Newton Lima convida os ministros Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Paulo Bernardo, das Comunicações para uma audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comissão e Informática no próximo dia três de abril. Em entrevista ao DCI nesta sexta-feira (22), Lima alega que o desenvolvimento destas áreas é fundamental para o aumento de competitividade do país.
 
Na vertente educativa, o deputado defende a destinação de 100% dos royalties para o setor. “Alguns líderes políticos acreditam que esta proposta provocaria o ‘engessamento’ das administrações. Creio que este investimento representaria exatamente o contrário”, afirma Lima. Ele acredita que o investimento em educação geraria desenvolvimento econômico e igualdade de oportunidades entre os municípios.
 
Segundo Lima, se sua emenda substitutiva for aprovada, fará com que os recursos para a área subam R$ 36 bilhões decorrentes da destinação de 100% dos royalties e da participação especial referente aos campos em produção.  
 
Com relação à inovação, o deputado do PT aposta no lançamento de estratégias como o recém-lançado Plano Inova Empresa e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), uma organização social (OS) com o objetivo de fomentar a pesquisa e inovação tecnológica.
 
“Geralmente, as instituições de pesquisa buscam o apoio do governo para investir em novas tecnologias, com o Embrapii ocorre exatamente o contrario. A organização vai até as universidades cobrando inovações e, para tanto, dá o apoio do Estado e da CNI [Confederação Nacional da Indústria]”, explica Newton Lima. O deputado diz que esse formato tem tudo para funcionar, pois tem capital, entidades interessadas e parcerias. “A Embrapii já começou com uma arrancada de R$ 1 bilhão em investimento”, enfatiza.
 


Criado por Rodrigo Lima