A Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, realizou no último domingo (21), a “Parada das Flores”. O desfile abriu a 47ª Festa do Clima e a 51ª Exposição Nacional de Orquídeas, que serão realizadas a partir da próxima sexta-feira (26).
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, do vice-prefeito Cláudio Di Salvo e de sua esposa Semíramis Di Salvo, do propositor da festa, vereador Antonio Carlos Catharino, do presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, dos vereadores Rodson Magno do Carmo, Mauricio Ortega, Sérgio Rocha, José Luiz Rabello e Laíde Simões, do coordenador de Artes e Cultura, Ney Vilela, do presidente do Cepam, Lobbe Neto, de seu secretariado, acompanhou todo o desfile com muito entusiasmo.
A “Parada das Flores” começou em 1993, através de seu idealizador, vereador Antônio Carlos Catharino. Após um período sem a sua realização, a Parada das Flores 2013 passou pela avenida São Carlos com força total, com muitos carros alegóricos, fantasias e criatividade, reforçando a importância cultural e educacional para o município.
Neste ano participaram alunos de 10 escolas municipais e 15 estaduais, além do Círculo São-carlense de Orquídofilos, da Fundação Educacional São Carlos (FESC), da Escola de Ballet Corpo&Arte, Escola Livre de Música Mestro João Sepe com a Orquestra de Sopros, Bandas Marciais de São Carlos, Araraquara e Catanduva e 15 carros alegóricos totalizando quase 2 mil participantes.
O vereador Antônio Carlos Catharino, explicou que todas as alegorias e fantasias usadas na festa foram desenvolvidas pelos alunos das escolas participantes. O vereador destacou que o objetivo do evento foi reunir a população pela causa ambiental. “São Carlos foi à primeira cidade do país a criar uma festa em homenagem à natureza. Conseguimos unir além da beleza das flores, a parte pedagógica das crianças no intuito de respeitar a natureza”.
Catharino também comentou que iniciado o movimento em São Carlos, o evento poderá se expandir para outras cidades e até mesmo para o exterior. “Desejo que as gerações futuras procurem amar e conservar o meio ambiente. O evento realmente é grandioso”, ressalta Catharino.
Altomani agradeceu a presença da população e fez questão de cumprimentar a todos que se apresentavam no desfile. “Os cidadãos tem que ser prestigiados por esses eventos. É uma forma de estreitar os laços com a cultura e diversidade. São Carlos é uma cidade soberana, é a cidade de todos os são-carlenses tanto dos que nasceram aqui, como dos que adotaram essa cidade para viver”.
Lobbe Neto também fez questão de expressar o seu contentamento e a importância do evento para a cidade. “Todo evento popular é importante para que as pessoas possam participar ativamente. O desfile vem despertando reflexão e incentivando as pessoas a ter mais conhecimento sobre a preservação e o bem que a natureza nos oferece. É muito bom ver essa avenida cercada por famílias prestigiando o desfile,” afirmou Lobbe.
As escolas municipais trabalharam as seguintes flores: Dalila Galli (Gerânio), Antônio Stella Moruzzi (Lírio), Carmine Botta (Crisântemo), Afonso Fioca Vitali (Amor Perfeito), Maria Ermantina de Carvalho Tarpani (Tulipa), Maria Ermantina de Carvalho Tarpani - Anexo – Centro da Juventude do Cidade Aracy (Begônias), Austero Manjerona – EJA (Copo de Leite), Arthur Natalino Deriggi (Bromélias), Janete Maria Martinelli Lia (Cravo) e Angelina Dagnone de Melo (Bico de Papagaio). Já as escolas estaduais levaram para a avenida as flores: Archimedes Aristeu Mendes de Carvalho (Margarida), Bento da Silva César (Violeta), Bispo Dom Gastão (Gérbera), Ludgero Braga (Azaléia), Marilene Terezinha Longhim (Rosa), Péricles Soares (Esporinha), Álvaro Guião (Cerejeira), Antônio Militão de Lima (Lírio da Paz), Arlindo Bittencourt (Copo de Leite), Ary Pinto das Neves (Dália), Esterina Placo (Dália – Projeto Bateria), Atília Prado Margarido (Orquídea), Elydia Benetti (Maria sem Vergonha/Beijinho), Maria Ramos (Girassol) e Marivaldo Carlos Degan (Hortência).
As eleitas rainhas e princesas do Clima e do Trabalhador 2013: Paola Ferreira Lima, Neusa Queren Franco Godoy, Analy Joyce Prata Vieira, respectivamente Rainha e Princesas do Clima; e Elisabeth Cristina dos Santos de Oliveira, Tibet Flori e Gabrielli Regina Pereira, respectivamente Rainha e Princesas do Trabalhador também desfilaram em carro alegórico.
A empolgação tomou conta da população que aproveitou para tirar fotos e aplaudir a cada atração que passava pela avenida. Para a dona de casa Maria Marluce de Oliveira, a Parada das Flores inovou e chamou a atenção pelo jeito diferente de se abordar um tema tão importante como o meio ambiente. “Participei de diversas festas realizadas pela cidade, mas a Parada das Flores foi à primeira vez. Tudo é muito caprichado e de bom gosto. Meu filho está se divertindo muito com as fantasias e as coreografias,” explica.
Assim como a dona de casa, a comerciante Eliane Alves de Freitas, não dispensou elogios. “É a segunda vez que eu participo do desfile e foi possível notar que está melhor ainda. Trouxe toda a minha família. É muito importante essa união da população, o que eleva ainda mais a nossa cidade, vale a pena participar,” finaliza a comerciante.
21/Outubro/2023
177 Views