A Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, que tem na vice- presidência o deputado federal Newton Lima, realizou nesta terça-feira (21), reunião para tratar de assuntos ligados ao setor industrial. Participaram como convidados, Antônio Carlos Galvão, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Oswaldo Barba, secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adriana Melo Alves, do Ministério da Integração, e Luiz Carlos Cavalcanti, do IPEA.
Adriana destacou a desconcentração industrial no país. Segundo ela, todas as regiões brasileiras são potenciais econômicos. Enfatizou que é preciso criar uma política de desenvolvimento social, que possa promover a inclusão social e garantir competitividade no setor da indústria. "É uma estratégia para um país mais equilibrado", considera. Segundo ela, a inovação é premissa para desenvolver as regiões mais deprimidas econômica e socialmente. "É necessário interiorizar institutos de pesquisa e criar uma política que permita o desenvolvimento de nossos territórios", destacou.
Para Antonio Carlos, o Brasil precisa desenvolver políticas de desenvolvimento regional, como as desenvolvidas em países europeus. E inovar no setor, segundo ele, é parte desse processo. "A inovação é o carro chefe, veículo de transformação da realidade nacional na União Européia", destacou.
Segundo Luiz Carlos, as desigualdades regionais são acentuadas e percebidas ao analisar os indicadores de ciência, tecnologia e inovação de cada área social. "A base científica ainda é muito concentrada, mas houve lento processo de desconcentração a partir do ano 2000", afirmou.
Barba enfatizou que no contexto de desenvolvimento regional, a reforma tributária não é suficiente. "Ela pode minimizar os problemas regionais", citou. "Temos a preocupação de promover o desenvolvimento da sociedade para que ela possa se apropriar da ciência e tecnologia", finaliza.
“A reunião foi muito produtiva, ouvimos os técnicos para entendermos o que acontece no setor industrial, sobretudo quanto à descentralização da indústria no país”, destacou o deputado Newton Lima, que participou a reunião. Para o parlamentar, é fundamental aumentar a competitividade econômica do Brasil, mas também promover a inclusão social, por meio da ciência, tecnologia e inovação.
21/Outubro/2023
182 Views