Rio de Janeiro, RJ – A arbitragem brasileira continua sendo destaque nas competições internacionais. Desta vez, quatro árbitros foram convocados pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) para apitar na temporada 2013. A mineira Karla Diniz e o paulista Fábio Kövêr estarão na Universídade, de 6 a 17 de julho na Rússia. O Campeonato Mundial Sub-19 Feminino, de 18 a 28 de julho na Lituânia, contará com o carioca Vander Lobosco e o Mundial Sub-19 Masculino, de 27 de junho a 7 de julho na República Tcheca, terá o catarinense Guilherme Locatelli.
A árbitra Karla Diniz destacou a importância de apitar uma competição internacional.
“Toda nomeação para um campeonato que a gente recebe é muito importante. Isso valoriza o trabalho que realizamos durante anos. É muito gratificante receber essa oportunidade. Fico feliz de poder representar o Brasil em uma competição importante como essa”, declarou Karla.
Fábio Kövêr, que também apitará a competição, está otimista com relação ao seu desempenho.
“A expectativa é muito grande, espero colocar em prática tudo que aprendi nos últimos anos. Quero atuar com bastante responsabilidade e dedicação e mostrar profissionalismo. Tenho certeza que será muito importante para agregar experiência à minha carreira,” analisou Fábio.
O carioca Vander Lobosco explicou sua rotina para uma ter uma boa performance no Mundial Sub-19.
“Acredito que é necessário manter uma preparação boa e focar nos treinamentos físicos. Procuro sempre me manter atualizado nas regras do jogo, sempre conectados com vídeos publicados no site da FIBA. Estou aprimorando meu inglês e procuro manter uma alimentação balanceada constantemente”, contou Vander.
Guilherme Locatelli participa do quinto Mundial em sua carreira e comentou sobre a importância desse intercâmbio nas competições.
“Toda competição internacional sempre enriquece nosso aprendizado. Para ter um sucesso na arbitragem é preciso seguir os conceitos que se aplicam. A experiência conta bastante na hora de entrar em quadra, mas é muito importante estar preparado. A Liga Nacional também serve como um ótimo preparativo,” afirmou Guilherme.
21/Outubro/2023
183 Views