Vereadores recebem esclarecimentos de administrador do Parque Ecológico

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (4) no gabinete do vereador Walcinyr Bragatto (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, com presenças dos vereadores Laíde Simões e Lucão Fernandes (PMDB), o administrador do Parque Ecológico de São Carlos, o biólogo Fernando Magnani, prestou esclarecimentos sobre denúncia referente ao abate de animais nas dependências do parque. A denúncia feita por um funcionário do parque através de vídeo veiculado pela internet, ganhou repercussão na imprensa nos últimos dias.

Em nota a Prefeitura informou que a suspensão “de qualquer tipo de abate de animais” no local foi determinada pela diretoria do Parque no dia 15 de maio. Segundo Magnani, a direção do parque já vem encaminhando há meses medidas para equacionar a questão. A alimentação dos animais deverá ser suprida por meio de compras de carne até que seja providenciado o uso de equipamento adequado para os abates.

SINDICÂNCIA - Conforme a Prefeitura, “apesar da determinação, no dia 20 de maio de 2013, na ausência do responsável pelo Parque, o ato foi praticado, e filmado, por meio de um aparelho celular pelo funcionário denunciante”. Uma sindicância será aberta para apurar os fatos e a nota informou ainda que o prefeito Paulo Altomani já autorizou a aquisição de equipamento para a realização do chamado abate humanitário.

Os vereadores que conversaram com o administrador do Parque Ecológico afirmaram que acompanham com atenção a tomada de providências pelo Executivo a esse respeito. “A suspensão do abate é medida correta, pois da forma como foi denunciado, o procedimento era inadmissível”, disse o vereador Walcinyr Bragatto, assinalando que os encaminhamentos a serem adotados pela Prefeitura serão apoiados, com a devida avaliação do que seja mais adequado. Para a vereadora Laíde Simões “é necessário apurar o que realmente aconteceu para o esclarecimento da população, pois Parque Ecológico tem um trabalho reconhecido na reprodução de animais em cativeiro”.

Nota da Prefeitura de São Carlos - Em relação a denuncia sobre o abate de animais nas dependências do Parque Ecológico “Dr. Antônio T. Vianna”, a Prefeitura de São Carlos informa que no dia 15 de maio de 2013, a diretoria do Parque determinou que fosse suspenso qualquer tipo de abate de animais nesse local.

Apesar da determinação, no dia 20 de maio de 2013, na ausência do responsável pelo Parque, o ato foi praticado, e filmado, por meio de um aparelho celular pelo funcionário denunciante.

A Prefeitura solicitou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e informa, ainda, que o prefeito Paulo Altomani já autorizou a aquisição de equipamento para a realização do chamado abate humanitário.


Criado por Rodrigo Lima