Organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), irá decorrer nos dias 04 e 05 de abril, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas, IFSC – Instituto de Física de São Carlos (USP), o "I Encontro Nacional de Física na Indústria", um evento aberto ao público e que tem o intuito de estimular a formação de físicos com características empreendedoras, por forma a que a sua aproximação com o setor produtivo seja uma realidade em curto prazo.
Coordenado pelo Prof. Dr. Tito José Bonagamba, docente do IFSC e membro da SBF, este evento contará com a presença de representantes de grupos de pesquisa que já tiveram sucesso na abertura de spin-outs de pequeno, médio e grande porte, grupos de pesquisa que já tiveram sucesso em colaboração com o setor industrial, diretores de empresas que já tiveram sucesso ou que potencialmente se beneficiariam das colaborações com grupos de pesquisa, administradores de incubadoras, coordenadores de agências ou núcleos de inovação tecnológica, membros de agências de fomento ou empresas que estimulam a inovação tecnológica, secretários estaduais e municipais de ciência e tecnologia, entidades representativas de segmentos de empresas e instituições inovadoras, e ainda representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além das palestras e debates, o evento contará ainda com um espaço aberto a todos os interessados, destinado à apresentação de pôsteres e exposição de equipamentos.
Refira-se que este "I Encontro Nacional de Física na Indústria" atende uma das recomendações finais de um estudo que foi realizado pela SBF, em conjunto com o CGEE e apoio financeiro da FINEP, intitulado "A Física e o desenvolvimento nacional", publicado em 2012, onde é apresentado um censo da comunidade da Física no Brasil, que sugere caminhos para estimular a inovação tecnológica nacional, nomeadamente através de um diagnóstico do perfil da comunidade da Física no país, bem como encontrar e introduzir ferramentas que articulem essa comunidade com os agentes governamentais e os setores industrial e empresarial.
O estudo indica diversas áreas que são consideradas estratégicas para todo o processo, tais como: gestão de talentos da área da física, ambiente de inovação, interação academia/indústria, infraestruturas de pesquisa, formação profissional e divulgação e popularização da física.
Mais informações sobre este evento poderão ser encontradas no site oficial do mesmo: www.ifsc.usp.br/~enfi/
Este encontro poderá ser acompanhado ao vivo através da IPTV - USP, através do endereço http://www.iptv.usp.br
21/Outubro/2023
183 Views