Mutirão no Zavaglia encerra a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT/CMA), realiza nesta sexta-feira (7), o encerramento da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

As atividades tiveram início na segunda-feira (3), e seguiram durante toda essa semana, em vários bairros, sempre abordando duas importantes questões ambientais da cidade: o reflorestamento e a coleta seletiva. A proposta, segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, é envolver não só as autoridades, como também a população num todo, no processo de recuperação da biodiversidade no município.

Foram realizados plantios de mudas de árvores no Centro da Juventude do Monte Carlo, nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia e em uma praça do Cidade Aracy, que contou, inclusive, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, além de outras autoridades. Palestras também foram ministradas pelo prof. Tundisi sobre a situação do meio ambiente no município e as ações desencadeadas pela Secretaria e pelo pesquisador Dr. Wilson Tadeu Lopes da Silva, sobre tecnologias da Embrapa para tratamento e reciclagem de resíduos na agricultura. Ambas palestras foram realizadas no Auditório da Embrapa Instrumentação (rua Quinze de Novembro, 1452), contando com a presença do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio di Salvo (DEM) e do secretário de Educação Carlos Alberto Andreucci, entre outros.

No encerramento, nesta sexta-feira (7), das 9h às 12h, acontece um mutirão de Coleta Seletiva, no Jardim Zavaglia, bairro que apresenta carências e que necessita de apoio e estímulo para desenvolver ações voltadas ao meio ambiente, principalmente, quanto à importância da coleta e da reciclagem de resíduos sólidos. “Nesse mutirão serão trocados lixos recicláveis por mudas de árvores e assim estaremos marcando o início da coleta seletiva no Zavaglia. É o primeiro passo para incentivar a população local no desenvolvimento de políticas e ações voltadas para o meio ambiente”, declarou Tundisi.


Criado por Rodrigo Lima