Na tarde desta sexta-feira (07), a Câmara de São Carlos promoveu uma audiência pública para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014.
Depois da abertura, realizada pelo presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Julio Cesar Pereira de Souza, fez uma explanação sobre o sistema orçamentário brasileiro. “O Orçamento Público é uma das principais ferramentas de planejamento do Governo, pois é por meio dele que se estimam as receitas que arrecadará e fixa as despesas que serão realizadas durante o próximo exercício. A LDO objetiva, justamente, detalhar as metas e as prioridades da administração para o ano subsequente”, explicou.
Julio Cesar ressaltou também a importância da administração não se ater apenas ao orçamento municipal e buscar parcerias junto aos governos, Federal e Estadual, para trazer mais recursos ao município. “Estamos fechando dois projetos com o Ministério das Cidades, no valor de R$ 60 milhões, para melhorias no saneamento básico e a construção de mais uma estação de tratamento de água. Outro exemplo é o convênio com o Programa Casa Paulista, que construirá 1.792 casas em São Carlos”, afirmou.
Os vereadores Walcinyr Bragatto (PV) e Roselei Françoso (PT) elogiaram a proposta enviada à Câmara em relação ao ajuste na previsão de metas, que, segundo eles, é um avanço, pois traz o orçamento mais próximo da realidade do município. De acordo com Julio Cesar, não se pode superestimar o orçamento. “Temos que elaborar o orçamento o mais próximo possível da realidade, assim ficamos conscientes daquilo que temos e do que poderemos realizar”, encerrou.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias será analisada pelos vereadores, que poderão fazer modificações. A peça retorna em seguida para a sanção do Executivo.
Também estiveram presentes na audiência os vereadores Lucão Fernandes (PMDB), Sérgio Rocha (PTB), Rodson Magno (PSDB), Cidinha do Oncológico (PHS), Laíde Simões (PMDB), Antônio Carlos Catharino (PTB), Equimarcílias Freire (PMDB) e Aparecido Donizete Penha (PPS).
21/Outubro/2023
182 Views