A Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao ser informada sobre o término da greve dos estudantes do curso de Medicina da Instituição, vem a público prestar alguns esclarecimentos sobre as ações já realizadas e a continuidade dos esforços visando o equacionamento das questões relacionadas à inserção dos estudantes na rede pública de Saúde do município de São Carlos.
Primeiramente, é preciso afirmar que, diferentemente do que consta em documento divulgado pelos estudantes, o fechamento do curso de Medicina não está e jamais esteve em discussão. Todos os esforços têm sido empreendidos na direção contrária, visando garantir as condições para o bom funcionamento das atividades do curso de Medicina. Nesta semana, inclusive, a Administração Superior da UFSCar empreendeu duas novas ações fundamentais. Na terça-feira, dia 4 de junho, o Reitor Targino de Araújo Filho reuniu-se com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em audiência solicitada pelo deputado federal Newton Lima (PT). Da audiência resultaram dois encaminhamentos relacionados à gestão do Hospital Escola Municipal. O Ministro comprometeu-se, primeiramente, com a ampliação do repasse financeiro para gestão do Hospital, tão logo a Prefeitura Municipal de São Carlos, gestora plena do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município, encaminhe a solicitação para apreciação do Ministério. Além disso, o Ministro informou que o Governo Federal tomará todas as medidas necessárias junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para que esta assuma a gestão do Hospital Escola, caso a Prefeitura Municipal decida pela doação do Hospital à UFSCar.
Na tarde dessa sexta-feira, dia 7 de junho, o Reitor da UFSCar recebeu o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e o Procurador Geral do município de São Carlos, Waldomiro Antônio Bueno de Oliveira. A audiência foi solicitada pelo Deputado, para discussão das possibilidades de parceria entre a Universidade e a Prefeitura em questões referentes ao Hospital Escola e à formação dos estudantes do curso de Medicina. Durante a reunião, foi debatida a federalização do Hospital Escola e a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades. Foi encaminhado que, em breve, haverá nova reunião para continuidade do diálogo iniciado, avaliado como extremamente positivo e produtivo pelo Reitor. Nesta próxima ocasião, deverá ser feita a análise detalhada de questões técnicas e operacionais relativas a essas propostas. Por fim, o atual Diretor Técnico do Hospital Escola, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, também presente ao encontro, solicitou a intermediação do Deputado Massafera junto à Prefeitura Municipal no sentido de que o repasse financeiro devido ao Hospital seja realizado o mais brevemente possível, sob pena de, caso isto não aconteça, ser necessária a interrupção do atendimento.
21/Outubro/2023
182 Views