Prefeito recebe representante da ONU e firma parceria

O prefeito Paulo Altomani (PSDB) recebeu nesta segunda-feira (10), a visita do diretor da UNISDR, agência de desastres ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), Dave Stevens.

O encontro teve como principal objetivo, estabelecer uma parceria da empresa americana com a cidade de São Carlos, visando o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a prevenção de grandes desastres.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT/CMA), José Galizia Tundisi, o secretário municipal de Comunicação, Luciano Arantes e o diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero.

Durante o encontro ficou acordado que a Prefeitura de São Carlos vai formalizar, por escrito, o interesse em participar do Programa “Cidade Resiliente” (que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir e evitar a perda de vidas ou bens) das Nações Unidas, que prevê uma série de ações voltadas para o monitoramento e prevenção de desastres.

Altomani afirmou que São Carlos tem interesse político em estabelecer parcerias que objetivam a prevenção. “Queremos realizar ações bem feitas e vamos contar com o apoio e a experiência dos profissionais e dos programas da ONU para trabalhar nessa prevenção. Acho até que é o momento de começarmos a pensar em construções de escolas, hospitais, creches e outros instrumentos públicos preparados para enfrentar e superar grandes desastres. As condições climáticas da nossa cidade já nos obrigam a pensar dessa forma”, afirmou.

O representante da ONU ficou impressionado com a disposição do prefeito em trabalhar projetos de prevenção. “Quando existe esse interesse tudo fica mais fácil. Vamos buscar parceiros e verbas para ajudar a viabilizar as ações de monitoramento e prevenção que deverão ser implantadas na cidade”, disse ele.

Caballero informou que, aos poucos, São Carlos vai ganhando estrutura para enfrentar desastres de grandes proporções. “Ainda estamos iniciando o trabalho, mas aos poucos e com a ajuda de especialistas, vamos buscar a prevenção como ponto forte de se evitar desastres e, principalmente, resistir a eles”, afirmou.


Criado por Rodrigo Lima