O Tribunal de Contas dos Municípios - TCE de São Paulo voltou a condenar o ex-prefeito e atual deputado federal Newton Lima ao pagamento de multa no valor de 200 UFESPs, por irregularidades constatadas em licitação e contrato celebrado pela Prefeitura Municipal de São Carlos na época em que o mesmo era Prefeito Municipal da cidade.
A multa foi aplicada em conseqüência de irregularidades apontadas pelo TCE nos aditamentos do contrato celebrado em 05/02/2007 entre a Prefeitura Municipal e a empresa Conplan Construções e Planejamento para reforma, adaptação, e implantação do Paço Municipal (Palacete) na Rua Episcopal no valor de R$ 2.133.672,20.
A fiscalização do Tribunal entendeu que a aquisição de 12 equipamentos para renovação e climatização do ar do Palacete não guarda compatibilidade com objeto do contrato que cuida da execução de obras e reforma enquanto esses são equipamentos e materiais permanentes que demandam especificação objetiva e realização de licitação própria a qual poderia ser processada na modalidade pregão.
E sendo assim o TCE considerou os diversos termos aditivos do contrato contaminados com esta macula e pelo principio da assessoriedade opinou pela irregularidade dos mesmos, vez que os acréscimos financeiros ao contrato somaram cerca de 57,27% percentagem acima do permitido pela Lei de Licitação .
Caso a decisão não seja revertida o ex-prefeito deverá pagar a multa em trinta dias ao Governo do Estado de São Paulo, caso contrario a mesma sera inscrita em divida ativa.
21/Outubro/2023
182 Views