O deputado Newton Lima (PT-SP) participou da inauguração da Escola Livre de Formação Integral “Dona Lindu”, em Diadema. A escola técnica foi criada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e seu nome é uma homenagem à mãe do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Com convênios já assinados com o Senai e o Instituto Federal de São Paulo, a escola oferece os cursos de Matemática Aplicada à Mecânica; Desenho Técnico; Eletricista Instalador; Inspetor de Qualidade; AutoCad 2D; Comandos Elétricos; Redação Técnica; NR -10; Informática e Administração. O curso de Segurança do Trabalho começa em janeiro do ano que vem.
Para Newton Lima, o presidente Lula é o grande incentivador do ensino técnico no país. Newton lembrou que foi Lula quem conseguiu derrubar a lei criada no governo de Fernando Henrique Cardoso que proibia o governo federal de abrir escolas técnicas. “Enquanto o governo anterior não criou uma só escola técnica federal, o governo Lula criou mais de 200”.
Lula estava emocionado com o falecimento de Nelson Mandela. Falou da relação que tiveram e de alguns encontros que marcaram sua vida. Ele agradeceu muito aos companheiros do sindicato pela homenagem à Dona Lindu. Relembrou os sofrimentos da infância; que sua mãe saiu do nordeste com 8 filhos; foi procurar o marido que já vivia com outra; foi morar com os filhos em Vicente de Carvalho e novamente mudou para a periferia de São Caetano. Lula disse que foi Dona Lindu que o fez ir para a escola primária e que foi ela a maior incentivadora do curso técnico que ele fez no Senai.
Lula também disse que a formação profissional é o grande diferencial na vida dos trabalhadores. Que sabia o quanto era difícil procurar emprego sem qualificação profissional.
21/Outubro/2023
182 Views