PREFEITURA PEDE A RETIRADA DO PROCESSO QUE AUTORIZAVA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SESI NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

Sc News

               A Prefeitura Municipal acabou por retirar o processo que autorizava a implantação do sistema SESI na rede municipal de ensino depois que vereadores apontaram diversas falhas.

      O presidente da Câmara, Lucão Fernandes (PMDB), se reuniu com uma equipe representante do Sesi e a secretária de Educação, Regina Garcia Ferreira, na manhã desta quinta-feira (19), no gabinete da presidência.                  O objetivo foi discutir o projeto de implantação do Sistema Sesi na rede municipal, que, segundo a comissão, apresenta falhas. O projeto constava na pauta da sessão de hoje e a sua retirada foi votada pelos vereadores.

ambém participaram da reunião, o diretor do Sesi, Heraldo Pimentel e o diretor do Depar (Departamento de Ação Regional) do Fiesp – Sesi, Gerson Edson Toledo Piza, os vereadores responsáveis pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Laíde das Graças Simões, Roselei Françoso e Rodson Magno e ainda Roselei Françoso, Maurício Ortega, parlamentares da Comissão de Educação e a representante do vereador Ditinho Matheus.

                  Segundo os vereadores das comissões responsáveis, o projeto referente ao Sesi – e que prevê a instalação deste sistema na rede pública  –  apresenta problemas formais, sem embasamento jurídico em muitos itens de sua constituição. “O diretor do Sesi nos procurou quando soube do parecer contrário e buscou esclarecimentos. Nesta reunião a comissão  pôde apontar quais as falhas do projeto, porque não podemos dar andamento nisso sem as correções”, explica Lucão.

                      Roselei completou que o que está em análise não é o mérito do processo e sim suas formalidades que chocam com as decisões do Tribunal de Contas do Estado. “Para a contratação de qualquer sistema de ensino o município tem que preceder de licitação do tipo concorrência pública”, esclareceu Roselei.

                  O diretor do Sesi destacou o caráter esclarecedor da reunião. “Esse encontro trouxe esclarecimentos e fundamentos técnicos para a correção desse projeto que é tão importante para a implantação do sistema Sesi, que trará melhorias para o ensino de São Carlos”, afirmou Heraldo.

O que destaca o Sistema Sesi de Ensino é a sua qualidade, segundo Regina, superior à média nacional e do Estado de São Paulo. Desde 2009, a metodologia está disponível para instituições parceiras, por meio de transferência de tecnologias sociais, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos municípios.

Lucão destacou ainda que, após as correções do projeto e a sua votação, a implantação do Sesi será um avanço. “A implantação do sistema permitirá que a educação da rede pública avance em qualidade. Os professores também serão beneficiados com isso, porque receberão capacitações”, opinou.


Criado por Rodrigo Lima