O vereador José Luís Rabello (PSDB) protocolou na última segunda-feira (23), requerimento solicitando manutenção à prefeitura dos ecopontos localizados nos bairros São Carlos VIII, Jardim Paulistano, Jardim Ipanema, São Carlos III, Jardim Beatriz e Jardim Medeiros.
De acordo com o parlamentar, os moradores que residem próximos a esses locais têm o procurado frequentemente para reclamar da situação dos ecopontos. Rabello os visitou e constatou uma situação precária. Os materiais se acumulam do lado de fora, tomando toda a calçada e avançando para as ruas, de modo a comprometer o tráfego de veículos e de pedestres pelo local. Ainda, alguns deles estão com alambrado quebrado, a exemplo da unidade do Jardim Beatriz.
O grande acúmulo de lixo atrai muitos animais como ratos, baratas, lagartixas e escorpiões. Nesta época do ano o problema se agrava ainda mais, pois com as chuvas de verão a água fica acumulada, o que favorece criadouros do mosquito transmissor da dengue. A coleta do lixo deve ser realizada periodicamente, o que segundo relatos não está acontecendo. Estes locais também são constantemente alvos de incêndios, representando risco iminente aos moradores próximos, uma vez que o fogo pode se alastrar para as demais residências.
O vereador pede que seja realizado maior controle dos materiais que entram nos ecopontos, através de fiscalização, e que seja realizada uma melhor ordenação dos materiais ali depositados, como a separação de plásticos, entulhos e ferro.
“Os ecopontos foram criados para ser uma alternativa de descarte responsável, mas que por não receberem a devida manutenção estão se transformado em um grande problema. O descaso serve de mau exemplo por parte do Executivo a toda população”, comenta.
21/Outubro/2023
182 Views