Senador ítalo-brasileiro visita a Câmara e cita empenho para estreitar laços entre países

Sc News

A Câmara Municipal de São Carlos recebeu na manhã desta  sexta-feira (6), às 10h30, a visita do senador ítalo-brasileiro Fausto Guilherme Longo, que foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Lucão Fernandes (PMDB) na Sala da Presidência, onde concedeu entrevista coletiva à imprensa. Ele esteve acompanhado do coordenador  de delegados da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e conversou também com os vereadores Maurício Ortega (PSDB), Roselei Françoso (PT) e Sérgio Rocha (PTB).

Primeiro brasileiro a eleger-se senador representando os italianos residentes na América do Sul, Longo esteve na cidade para participar do I Forum Brasil-Italia, realizado na ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos),destinado ao debate de questões sobre negócios, política, assuntos relacionados a comunidade italiana e serviços consulares.

Durante a entrevista na Câmara, Longo – nascido em Amparo e ex-vereador em Piracicaba onde militou na esquerda, tendo sido coordenador de campanhas dos ex-deputados João Hermann Neto e Ralph Biasi – falou sobre sua carreira na política no Brasil e na Itália (foi eleito senador com 30 mil votos de italianos residentes na América do Sul) e do trabalho que vem realizando em seu mandato pelo Partido Socialista Italiano.

CONJUNTURA ATUAL – Fausto Longo destacou o cenário da economia italiana nos dias de hoje e as possíveis oportunidades que podem se caracterizar nas relações Brasil-Italia. “São Paulo é um estado que recebeu uma contribuição muito grande dos italianos para chegar naquilo que é hoje, isso proporciona uma facilidade de comunicação, costume, jeito de ser da comunidade que vive no interior de São Paulo com a comunidade italiana. A Itália hoje enfrenta 18% de taxa de desemprego; 23 mil empresas fecharam no ano passado; 96 mil jovens formandos de 26 a 28 anos deixaram a Itália no ano passado, são talentos que tiveram dinheiro público investido para a formação dessas pessoas e depois o país não consegue oferecer oportunidade e essas pessoas deixam a Itália. Esse quadro de desesperança fez com que os italianos passassem a olhar o exterior, e certamente o Brasil, de uma forma muito especial”.

Recentemente o senado italiano aprovou projeto de sua autoria que propõe a ratificação do Tratado sobre a transferência de pessoas condenadas, assinado entre Itália e Brasil em 2008. O Acordo tem como objetivo promover a cooperação entre Itália e Brasil em relação à transferência de cidadãos presos no território do outro País, para que possam cumprir pena no país de nascimento.

CIDADANIA ITALIANA - O senador declarou que se empenha no senado italiano no sentido de aperfeiçoar o atendimento nos consulados do Brasil para reduzir a enorme fila de pedidos de título de cidadania. Somente no consulado da cidade de São Paulo são mais de 350 mil solicitações. Longo informou que vem mantendo contatos com as autoridades italianas no Brasil para encontrar uma solução. “Represento a América do Sul, não apenas o Brasil. Como um todo, o parlamentar tem que desenvolver uma capacidade para entender as diversas demandas de cada região e saber como pode apresentar projetos que beneficiem e resolvam esses problemas”.

Longo enfatizou o potencial do interior do Estado de São Paulo para o estreitamento de relações comerciais com a Itália e, nesse sentido, afirmou que procura apresentar para os empresários brasileiros a oportunidade de abertura de mercado com a Itália e a comunidade europeia, ao mesmo tempo, apresentando para as autoridades dos municípios a oportunidade de trazer possíveis investimentos de empresas italianas para suas cidades. “São Carlos é uma região extremamente privilegiada. Primeiro pela reconhecida capacidade de formar competência técnica, e isso atrai os europeus. Segundo pelas origens, pois as primeiras levas de imigrantes italianos que vieram ao Brasil aportaram nos cafezais de São Carlos”, afirmou.

LUCÃO AGRADECE – O presidente do Legislativo são-carlense, vereador Lucão Fernandes, agradeceu a visita e ressaltou a humildade do senador ítalo-brasileiro. “Nosso parlamento se sente muito honrado e valorizado com a visita do senador ítalo-brasileiro Fausto Longo. Pudemos observar a humildade dele ao dizer que aprende conosco, mas na verdade nós é que temos muito a aprender com ele. Essa visita demonstra a valorização que ele dá ao nosso parlamento”. Assinalou também as palavras do senador acerca da ligação entre Legislativo e Executivo, “que deve ser tratada de uma maneira harmônica e em sintonia para que a população colha o fruto dessa união”. “Queremos que essa visita não pare aqui, que não seja única, e que em um futuro breve o senador Longo possa estar aqui novamente. É uma pessoa que joga no nosso time, com muita humildade para construir uma sociedade melhor, tanto no Brasil como na Itália”, finalizou.

 


Criado por Rodrigo Lima