AíRTON GARCIA CONSEGUE 29 MILHOES DE REAIS PARA O SAAE AMPLIAR A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Sc News

No dia mundial da água através de um convênio com o governo federal que prevê o maior investimento a fundo perdido já conquistado pelo município de São Carlos, este convenio já tinha sido assinado em 2014, porém por inépcia os recursos não tinham foram liberados no governo passado.

Os recursos relativos ao convênio assinado pelo município com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 29 milhões, será destina para  a construção do segundo módulo do tratamento preliminar e atualização do sistema Wasp da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Monjolinho e serão  liberados pelo Governo Federal conforme o ritmo das obras.

O convênio que prevê o maior investimento a fundo perdido já conquistado pelo município de São Carlos já tinha sido assinado em 2014, porém os recursos não tinham sido liberados, pela inepcia dos adminstradores da época

. Airton Garcia assim disse “Estivemos em Brasília para resolver essa pendência e agora o Ministério nos  avisou que nesta semana será publicado no Diário Oficial da União o extrato do convênio para a liberação dos recursos.

Essa é mais uma questão que conseguimos desenrolar junto a União e com isso vamos preparar nossa cidade para o futuro”, terminou  o prefeito Airton Garcia.

Agora com esses  recursos garantidos, a cidade estará preparada para enfrentar problemas futuros com relação ao meio ambiente e saneamento. “Um projeto desse porte vai garantir mais qualidade de vida para a população”.

Atualmente, a partir de 6 de Junho de 2012 quando sob a presidência de Eduardo Cotrim o SAAE inaugurou  as suas obras complementares a ETE passou a tratar 650 litros de esgoto  por segundo, que corresponde 98% do todo esgoto da cidade.

A partir da ampliação de mais um módulo, possibilitará um aumento de 50% na sua capacidade de tratamento esgoto despejado, tornando a cidade capaz de atender uma população projetada de até 350 mil habitantes, prevista para o município em 2035. De acordo com o presidente do SAAE, Benedito Marchezin o processo licitatório foi aberto na administração passada. “Como os recursos não tinham sido liberados foi necessário suspender o contrato, mas agora vamos retomá-lo. O convênio já garante todo o dinheiro para a execução do projeto, porém será liberado na medida em que a obra for evoluindo. Quem fiscalizará a obra é a Caixa Econômica Federal”, explica Marchezin.

O presidente do SAAE acredita que com essa ampliação os índices de avaliação de desenvolvimento humano da cidade atingirão um patamar mais elevado, que servirão de base de argumentação para a atração de novos investidores. A expectativa é que a obra de ampliação da ETE seja construída num prazo de dois anos. 

WASP - O sistema WASP foi desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), atualmente está na versão 7.52. O modelo hidrodinâmico é amplamente utilizado na modelagem de águas superficiais, possibilitando a análise de rios, lagos, reservatórios, estuários e áreas costeiras. O modelo permite fazer previsões e interpretações das variações na qualidade da água, as quais podem estar relacionadas tanto com fenômenos naturais quanto com alterações causadas pela ação antrópica. O WASP analisa a coluna de água e também a camada bentônica do corpo hídrico e, assim, simula a interação de poluentes e nutrientes presentes na água.

 

 

 


Criado por Rodrigo Lima