Demorou, mas os moradores dos bairros Santa Angelina e Arnon de Mello comemoraram a entrega da Unidade de Saúde da Família “Dr. Heitor Moraes” que abriga as equipes do Santa Angelina e Arnon de Mello. A inauguração do novo prédio aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), com a presença do prefeito Airton Garcia, do vice-prefeito Giuliano Cardinali, de secretários, vereadores, funcionários da saúde e da família do homenageado.
As obras da USF começaram em 2011, depois foram paralisadas pela empresa vencedora do processo licitatório. Ficaram paradas durante cinco anos e foram retomadas em 2017. Com 335,63 m² de área construída, salas de curativo, esterilização, vacinação, escovação, consultórios médicos, entre outras repartições, a unidade já atende uma população de 4.125 pessoas, aproximadamente 1.299 famílias do Santa Angelina e da região do Arnon de Melo. A unidade oferece ações de consultas e acompanhamento, promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e atendimento médico e de enfermagem, saúde bucal, vacinação e visitas domiciliares.
A nova unidade oferece para a população uma melhor qualidade física para os atendimentos. “Quando uma pessoa fica doente ela precisa ter comodidade. O atendimento precisa ser o mais próximo possível. O novo prédio é bastante agradável, oferece conforto para quem precisa de um atendimento médico. A obra estava inacabada e com esforço da nossa equipe conseguimos terminá-la”, afirmou o prefeito Airton Garcia.
Além da comodidade, o novo prédio oferece melhores condições de trabalho para a equipe e também economia aos cofres públicos. “Estávamos num prédio alugado, gastando mais de R$ 20 mil, e sem condições mínimas de trabalho e atendimento. Hoje, abrigamos as duas equipes de saúde da família num espaço de acordo com que preconiza o Ministério da Saúde. Também houve um melhora significativa nos equipamentos. Com apoio do Rotary, vamos ampliar os serviços oferecidos na parte de artes e cultura”, afirmou Caco Colenci.
“Comecei em 2009, trabalhando numa USF minúscula. Era insalubre, tanto para a população, como para os funcionários. Nós aguardamos esse novo prédio com muita ansiedade. Hoje, é um privilégio para toda a equipe estar nesse espaço maravilhoso e merecido. Quero agradecer a gestão, em nome dos funcionários. Muito obrigada”, disse a enfermeira Giovanna Aline Longo Cosmi.
Dar andamento as obras paradas, principalmente da saúde, foi uma determinação do prefeito Airton Garcia. “Nosso desafio no primeiro ano de governo foi dar andamento as inúmeras obras paradas. Aos poucos estamos conseguindo. Ontem, retomamos a obra abandonada da USF do Cidade Aracy, e em breve entregaremos o CAPS-AD”, afirmou o Reginaldo Peronti, secretário de Obras Públicas.
O nome da USF “Dr. Heitor Moraes” foi dado pela vereadora Laíde das Graças Simões. “De minha parte é uma alegria muito grande compartilhar esse momento com a população do bairro Santa Angelina e familiares de Heitor Moraes, patrono desta unidade. Farmacêutico de profissão, ele deixou um rico legado de dignidade, honradez e trabalho, tendo cumprido uma jornada terrena maravilhosa, pródiga em serviços prestados ao próximo”, disse a vereadora.
A família se emocionou com a homenagem. “Quero agradecer em nome dos meus irmãos e da nossa família, a justa homenagem que hoje é feita a um cidadão abnegado, dedicado à profissão de farmacêutico, a qual exerceu como verdadeiro sacerdócio. Nossa família mudou para são Carlos em busca de recursos e cuidados médicos. Abriu uma farmácia que era tocada pela família. Sempre muito querido, dedicou mais de 70 anos a área da saúde e ao bem estar do cidadão”, disse emocionada a filha Rosane Maria do Prado Moraes.
A unidade oferece várias atividades em parceria com o Rotary Club de São Carlos – Bandeirantes, por meio do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC).
21/Outubro/2023
182 Views