Cerca de 50 homens de um novo Movimento de Sem Terras invadiram na manhã desta segunda, 16, a Fazenda Experimental Canchim que pertence à Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos. Segundo o apurado, o objetivo inicial é ocupar terras da União para que os trabalhadores possam ser ouvidos pelo Governo Federal e com isso sejam criados mais assentamentos para a Reforma Agrária.
O movimento foi acompanhado nesta manhã pela Polícia Militar e também pela Chefia Geral da Embrapa Pecuária Sudeste, que deverá propor ação de reintegração de posse devido a importância das pesquisas ali desenvolvidas.
Na madrugada a PM foi acionada, registrado em Boletim de Ocorrência, pela direção da Embrapa e os militares reconheceram que a manifestação é tranqüila.
Ao que consta, a Embrapa pedirá na justiça a reintegração de posse da área invadida que uma área usada para pesquisas cientifica para desenvolvimento da alimentação segurança alimentar e erradicação da fome.
Os invasores montaram diversas barracas no local onde pretendem criar um acampamento permanente.
Os líderes do movimento alegam que a invasão tem cunho social e não político e que o mesmo não está ligado a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
21/Outubro/2023
178 Views