Roselei Françoso pede mais agilidade na distribuição de medicamentos de alto custo

Sc News

 O vereador Roselei Françoso (Rede), apresentou moção de apelo encaminhada ao DRS III – Departamento Regional de Saúde de Araraquara sobre as condições de disponibilidade dos medicamentos alto custo, leites especiais (fórmulas, dietas) e outros. O gabinete do vereador tem recebido inúmeras reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde que utilizam medicamentos de alto custo e leites especiais fornecidos pelo Estado, por meio do DRS III – Araraquara.

 Segundo as reclamações, a retirada desses medicamentos, que em sua maioria são de uso contínuo, e leites sempre atrasam, prejudicando o tratamento e/ou alimentação dos usuários. O parlamentar informou que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Farmácia Alto Custo encaminha os pedidos até o DRS III para digitação do processo e retirada, para somente após serem entregues aos pacientes.

 Roselei salienta que as reclamações mais calorosas envolvem o leite Pregomin, na verdade, uma dieta, alimentação de lactentes e crianças que apresentam alergia à proteína do leite de vaca e/ou de soja, distúrbios absortivos ou outras condições clínicas que requerem terapia nutricional com dieta ou fórmula semielementar e hipoalergênica.

“Essa dieta já está em falta há quase 10 (dez) dias, prejudicando a alimentação de lactentes e crianças, pois seus pais, na maioria dos casos, não têm condições de comprar, pois tem um preço muito alto”, declarou Roselei.

 O parlamentar esteve na Farmácia Alto Custo em São Carlos e a ele foi esclarecido que os processos foram encaminhados para Araraquara em 26 de abril, para digitação, pois este é o procedimento para retirada de quaisquer itens e posterior entrega aos pacientes. Contudo esse procedimento não foi concluído até o momento, portanto, atrasando a entrega dos itens. “Esse descaso e falta de cuidado com os pacientes reflete substancialmente em sua saúde e tratamento”, disse.

 “O Departamento Regional de Saúde de Araraquara – DRS III, deve ter mais atenção e zelo diante dos casos dos pacientes registrados para tratamento com medicamentos, dietas, leites, fórmulas e etc. de Alto Custo, tanto de São Carlos como dos demais Municípios atendidos, em especial no tocante à digitação desses processos, pois segundo os relatos é onde os problemas de atraso se encontram”, declarou Roselei.

 


Criado por Rodrigo Lima