O vereador Paraná Filho esteve em Indaiatuba (SP), acompanhado do subcomandante da Guarda Civil de São Carlos, Luiz Antônio Marques, e do presidente da Associação da Guarda Municipal de São Carlos (AGMSC), Eduardo Rodrigues, com objetivo de conhecer os programas e equipamentos desenvolvidos e empregados no Plano de Segurança Público daquele município Indaiatuba, para o combate à criminalidade e a manutenção da ordem.
Recebidos pelo Gestor em Tecnologia do COI (Centro de Operações e Inteligência),Waldemar Batista Júnior, os visitantes assistiram a uma apresentação, sobre as ferramentas utilizadas na diminuição dos índices de criminalidade na cidade, sobre o projeto câmera cidadã, e sobre as parcerias com as Polícias Civil e Militar.
Após a palestra, os visitantes conheceram o COADE (Centro de Operações, Atendimento e Despacho), onde trabalham os agentes responsáveis pelo monitoramento urbano, o monitoramento de veículos, os agentes da fiscalização de trânsito por vídeo monitoramento, os atendentes do telefone 153 e os policiais militares.
“Hoje, a Guarda Civil de Indaiatuba é referencia nacional em segurança pública, e o principal objetivo de nossa visita foi a busca de exemplos, para que possamos aplicar em nosso município, uma vez que São Carlos ainda não possui uma Secretaria de Segurança Pública, não possui ouvidor, corregedor , não possui plano de carreira e também não é uma guarda armada”, disse Paraná Filho. “Ficamos impressionados com a estrutura e a tecnologia que é utilizada pelos agentes. Com certeza, foi uma ótima experiência e esperamos implantar o mesmo sistema em nossa cidade”, completou.
Em Indaiatuba, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é considerado estratégico para a segurança da cidade. Possui sistema próprio de videomonitoramento interno e externo, segurança armada 24 horas por dia, além de acesso restrito e controlado por reconhecimento fácil. O COI realiza atendimento ao cidadão através do telefone de emergência 153, controla o patrulhamento e despacha as viaturas da Guarda no atendimento de ocorrências; integra ferramentas tecnológicas de vídeo-monitoramento e comunicação; monitora, de forma inteligente, pessoas e veículos em pontos estratégicos; armazena e disponibiliza informações para apoio das forças policiais e centraliza as ações de inteligência da Guarda.
21/Outubro/2023
178 Views