A Câmara Municipal de São Carlos irá realizar nesta segunda-feira (13) às 19 horas uma sessão solene online em comemoração aos 20 anos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), atendendo à solicitação da vereadora Raquel Auxiliadora (PT), em parceria com Mirlene Fátima Simões, presidenta do Conselho.
O CMDM foi criado em dezembro de 2001, por meio da lei municipal nº 12.930, proposta à época pelos vereadores Idelso Marques de Souza – Paraná e Silvana Donatti, e depois com algumas alterações foi reeditado na lei municipal 14.439/2008, também de autoria de Silvana.
Muitas foram as conquistas e muitos foram os desafios enfrentados pelo Conselho nesses 20 anos de existência. Promover e preservar os direitos das mulheres tem sido a prática constante de diversas conselheiras que dedicaram suas experiências e atividades para a preservação deste espaço de debate e interlocução. O maior foco do CMDM e da atuação das conselheiras é no permanente debate de que mulher deve ser respeitada.
As conselheiras efetivaram, em diferentes setores, conquistas e afirmações de políticas públicas no combate à violência e na construção da rede de proteção; na criação de oportunidades de geração de renda; na requalificação para o mundo do trabalho; na garantia de saúde, entre outros.
O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e representantes das entidades que atuam na promoção dos direitos das mulheres, eleitas na Conferência Municipal de Direitos das Mulheres, que ocorre a cada dois anos (a próxima conferência será em março de 2022). O órgão também conta com representantes indicadas das Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social; de Educação; e de Saúde; da Delegacia de Defesa da Mulher; de instituição pública de ensino superior de São Carlos (UFSCar) e da Defensoria Pública de São Carlos.
MESA DE PALESTRANTES - Para a sessão solene serão convidadas a compor a mesa de palestrantes: a senhora Ilana Trombka, diretora geral do Senado Federal; a senhora Edna Martins, coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo; a senhora Leonor M. Fontoura, membro do setor de Diplomacia Pública da Embaixada dos EUA em Brasília e do grupo de trabalho para Equidade e Igualdade de Gênero da Missão Diplomática dos EUA no Brasil e a senhora Silvana Donatti, vereadora proponente da lei que instituiu o Conselho. As atuais conselheiras também irão participar com falas especiais de suas experiências e atividades.
A sessão solene online será transmitida ao vivo pela Rede Alesp (canal 8 da NET), e pelo site, Youtube e Facebook oficiais da Câmara Municipal. É possível participar do evento de forma online por meio da plataforma Zoom,
21/Outubro/2023
184 Views