Altomani promete entregar até o final do ano o HE e a UPA do Santa Felícia

No início da tarde dessa quarta-feira (10) no Paço Municipal o prefeito Paulo Altomani (PSDB), fez uma avaliação dos seus 100 primeiros dias no comando da administração municipal de São Carlos e um dos destaques da coletiva após a prestação de contas dos que vem realizando na cidade e de promessas para futuro o chefe do executivo municipal falou de sua principal promessa de campanha a Saúde sãocarlense que segundo ele estava na UTI e vem melhorando dia a dia.

Altomani começou falando do Programa de Saúde da Família que segundo ele não estava funcionando corretamente na cidade, pois esse é um trabalho de medicina preventiva e fazendo assim uma triagem nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).  “Tem médico que ganha R$ 10 mil e tem quatro empregos, ele tem que trabalhar 8h no Programa de Saúde da Família que é preventivo, tem que visitar 1.000 famílias e cuidar do diabético, da hipertenso, do cardíaco na casa dele”, disse.

Já com relação aos médicos das UBS’s o prefeito comentou que eles estão em um número efetivo compatível com a cidade o que falta nesse caso é uma readequação de carga horária do profissional nas unidades. “O que acontece é o seguinte existe uma lei municipal que o médico ganha um tanto para atender 12 consultas ou ele trabalha 3h ou ele atende 12 consultas. Então ele prefere fazer as 12 consultas em meia hora, uma hora, 40 minutos. Então se um médico entra às 7h ele vai à UBS, você vai à UBS às 8h20 o médico já não esta mais lá”, explicou.

Para isso o chefe do executivo municipal diz que esta sendo feito um estudo nas contas do município para ver se consegue dar uma premiação ao profissional, que recebe hoje da prefeitura R$ 1.600,00, trabalhar às três horas previstas na lei e não fazer apenas as 12 consultas como é feito hoje. “Queremos dar um prêmio. Vamos dar um premio de mais um salário inclusive com 13º mais o profissional vai ter que cumprir suas 3h na UBS, outras cidades já fazem isso nós estamos estudando agora a lei de responsabilidade fiscal para avaliar o quanto que nós podemos avançar na folha de pagamento da prefeitura para que a gente possa remunerar melhor esses médicos”, contou.

Altomani falou que até o próximo mês mais 16 médicos devem começar a trabalhar na rede municipal oito para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado e mais oito para UPA do Cidade Aracy e que já autorizou o secretário Municipal de Saúde, Edílson Seraphim Abrantes a fazer o edital para a abertura de concurso público para contratação de médicos e auxiliares da área de saúde para completar seu quadro.

 

Hospital Escola – Com relação ao Hospital Escola (HE) Altomani explicou que não deseja apenas a federalização, mas sim um sistema de binômio entre o Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo dando prazo para até dezembro desse ano a conclusão de suas obras. “Vamos fazer um binômio estadualização mais federalização, o que seria isso Hospital Escola seria tocado com o dinheiro do Governo Federal, do SUS, com uma complementação de custeio do Governo do Estado como é o CESP. Essa é equação nos queremos fazer no Hospital Escola, quando ele estiver concluído em dezembro”, contou.

O prefeito também disse que isso resolveria o problema dos estudantes de medicina que não precisarão mais viajar para realizarem seus estágios, pois a prefeitura já fechou o convênio para a realização desses estágios nas UBS. “A questão das UBS o Secretário já resolveu agora nós não resolvemos ainda os estágios na Santa Casa, mas a gente esta trabalhando positivamente junto com UFSCar para que os alunos façam o estagio na cidade de São Carlos”, comentou.

 

UPA Santa Felícia – Já com relação à UPA do Santa Felícia o chefe do executivo disse que as obras já foram retomadas e que no final desse ano a população do grande Santa Felícia deve ter sua Unidade de Pronto Atendimento funcionando com médicos. “Autorizamos a construtora a concluir a obra. Já temos o dinheiro disponível para essa construção estamos agilizando e vai ser concluída até o final do ano. Sem duvida nenhuma” concluiu.


Criado por Rodrigo Lima