Em comemoração ao primeiro aniversário do Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mario Tolentino”, neste domingo (14), às 10h, serão inauguradas quatro exposições temporárias.
Segundo o coordenador do Museu,Paulo Roberto Milanez,serão quatro exposições que confirmam a vocação científica, porém diversificada do espaço.
As atividades do Museu são organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, com o apoio da Secretaria de Educação. José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, ressaltou que o Museu significa um avanço importante para o município. “Em uma cidade onde há 1 doutor para cada 123 habitantes era necessário um Museu como esse”. O secretário ainda adiantou que apesar do espaço estar, preferencialmente, envolvido com ciência, deverá aumentar ainda mais a diversidade de suas atividades. “Já conversamos com o prefeito Paulo Altomani e vamos apresentar projetos para exposições e eventos que devem tornar o Museu ainda mais dinâmico e atrativo para todos os públicos, como ferramenta educacional. Daí nosso trabalho em conjunto com o secretário de Educação Carlos Andreucci”, explicou.
EXPOSIÇÕES - Em uma parceria com a UFSCar e a USP e curadoria dos professores doutores Marcelo Adorna Fernandes (UFSCar) e Luiz Eduardo Anelli (USP-SP), a exposição de paleontologia “No tempo dos dinossauros” traz inúmeros itens de alta relevância, como esqueletos de dinossauros, crânios, fósseis, icnofósseis, meteoritos, entre outros. “Temos, nessa exposição, a maior pegada de dinossauro do estado de São Paulo, a menor pegada de dinossauro carnívoro do Brasil e o primeiro urólito do mundo”, enumera Paulo Roberto Milanez.
“As raízes da arte”, exposição com obras do artista Ieiê, de Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito, reúne esculturas que medem de 20 a 180cm. O artista, desde sua infância, esculpe em raízes formas de mamíferos, pássaros, dinossauros e pessoas.
A empresa AGX Tecnologia inicia uma mostra que contará com aeronaves, sistema e simulador de vôo, peças de aeronaves e vídeos explicativos em “VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados”.
Já em “Madeiras de lei”, o escritor e marceneiro Nicola Gonçalves apresenta seis painéis e vários tipos de madeiras, com legendas para que o visitante possa identificar as diferenças entre elas.
As exposições poderão ser visitadas de terça e sexta-feira, das 8h às 21h30; quarta e quinta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados das 12h às 16h30. Excepcionalmente no domingo, dia 14, como parte das comemorações, o Museu estará aberto das 10h às 16h.
21/Outubro/2023
191 Views