Seminário “Recursos Hídricos: problemas e perspectivas” será realizado nesta sexta-feira na E

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Embrapa Instrumentação e patrocínio da Urbanizadora Damha, realiza na próxima sexta-feira (22), o Seminário “Recursos Hídricos: problemas e perspectivas”.

A manutenção e a recuperação dos ciclos hidrológicos, ecológicos e da disponibilidade de água são hoje questões fundamentais, especialmente em regiões urbanas onde o crescimento populacional e o elevado grau de impermeabilização interferem no ciclo hidrológico, na vazão dos rios e na drenagem.

O Seminário “Recursos Hídricos: problemas e perspectivas” vai discutir esses tópicos no intuito de elaborar propostas concretas de manejo, utilização e conservação dos recursos hídricos, contribuindo assim para a definição e composição de políticas públicas que assegurem o uso racional e sustentável de um dos mais importantes recursos naturais.

“O objetivo do Seminário é exatamente para discutirmos essas questões com os pesquisadores e representantes do poder público”, explicou José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos.

O Seminário, aberto ao público, será realizado no auditório da Embrapa Instrumentação, localizado na rua XV de novembro, 1.452, no Centro, nesta sexta-feira (22), das 8h às 18h.

 

Confira a programação completa do Seminário:

 

8h - Recepção, credenciamento e entrega de material

9h - Abertura

9h30 - Conferência I: “Água e saúde: estudos no contexto de bacia hidrográfica” (Prof. Dr. Fernando Rosado Spilki)

10h20 - Intervalo

10h45 - Conferência II: “SAAE – Presente e Perspectivas” (Sérgio Pepino - presidente do SAAE São Carlos)

11h30 - 12h - Discussões/encerramento dos trabalhos do período da manhã

14h - Conferência III: “Pagamento por serviços ambientais e os mananciais de São Carlos e região” (Prof. Dr. Francisco Dupas)

14h50 - Conferência IV: “Visão Estratégica de Água e Alimentos” (Dr. Silvio Crestana)

15h40 - Intervalo

16h - Debates, sistematização, exposição e aprovação de propostas de ação

18h - Encerramento


Criado por Rodrigo Lima