Portuguesa perde invencibilidade na segunda fase

A Portuguesa conheceu, neste sábado, a primeira derrota na segunda fase do Campeonato Paulista. Jogando em Ribeirão Preto, o time do Canindé perdeu por 7 a 0 para o Comercial. 

O primeiro ataque do jogo foi do time da casa: Leandro Oliveira bateu falta de longe, por cima do gol, mesmo destino do lance seguinte, na cabeçada de Macena. 
Depois foi a vez da Lusa tentar também de bola parada, com Corrêa levantando a bola no primeiro pau para Valdomiro, mas o goleiro Alex interveio e impediu o gol.

O jogo seguia aberto e as duas equipes buscavam chegar pelos flancos. A Lusa, pela direita, apostava nas combinações entre Luis Ricardo e Ivan, mas a bola parava nas mãos do goleiro Alex.

O Comercial passou a apostar nos chutes de longe, primeiro com Willian Favoni, que obrigou Gledson a fazer uma defesa fantástica. No lance seguinte, porém, aos 14 minutos, não houve jeito. E foi Acleisson, um velho conhecido da torcida lusa, que abriu o placar ao acertar um pombo sem asa no ângulo esquerdo do gol.

Com a vantagem no marcador, o time da casa passou a pressionar e chegou à marcação do segundo tento com Macena, de cabeça. Eram passados 21 minutos.

A situação desfavorável fez a Lusa sair mais para o jogo e, consequentemente, dar espaços para os perigosos contragolpes comercialinos. Em um deles, aos 31 minutos, Macena invadiu a área pela direita e soltou um petardo cruzado, enchendo as redes guarnecidas por Gledson. 

O Comerial se postava no campo de defesa e esperava a Lusa. Era a deixa para buscar os contra-ataques. Acleisson chutou e assustou. Depois foi assim que Leandro Oliveira marcou o quarto, aos 40, batendo seco, rasteiro, no canto esquerdo de Gledson.

A Lusa voltou para o segundo tempo com duas alterações: Lucas Silva e Michel nos lugares de Héverton e Ivan, respectivamente. Mas o panorama era o mesmo: a Lusa buscava o ataque e o Comercial tinha o contragolpe.

Aos 8 minutos, Leandro Oliveira aproveitou o cruzamento da direita e acertou um voleio, aumentando o placar. Macena, aos 19, anotou o sexto tento dos mandantes.

A Portuguesa seguia tentando chegar à área contrária, mas encontrava Comercial bem postado atrás. Assim, foram criadas algumas chances de diminuir, mas foi o time da casa que chegou às redes ao 40, com Paulo Ricardo.

A Portuguesa agora volta as atenções para a Copa do Brasil. Nesta terça-feira (16), às 21h50, recebe o Naviraiense (MS) pelo jogo de volta da primeira fase. Como o jogo de ida terminou 0 a 0, uma vitória simples é suficiente para a Lusa seguir na competição.


Criado por Rodrigo Lima