USP Internacional: Programa visa divulgar marca da Universidade internacionalmente

Com o objetivo de aumentar a visibilidade da Universidade de São Paulo (USP) internacionalmente, foi criado o programa USP Internacional que, baseado em quatro vertentes principais, pretende fortalecer a expansão da universidade no exterior.

Para o desenvolvimento bem-sucedido do programa, vice-reitores e pró-reitores atuarão em conjunto com oito diretores e diretores-adjuntos que integram núcleos internacionais. Tais núcleos estão instalados em áreas estratégicas com abrangência em importantes regiões do mundo, entre elas América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Uma das principais ações desenvolvidas pelos Núcleos Internacionais é o fomento a iniciativas de internacionalização. Nesse âmbito, foram criados três novos programas: Incentivo e Apoio à Capacitação dos Servidores Técnicos e Administrativos da USP no Exterior, Bolsas para Professores Visitantes Internacionais e Programa de Bolsa USP Internacional para Alunos de Graduação de Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Além disso, serão ampliadas ações criadas recentemente, como o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação.

No que diz respeito aos servidores da USP, o Programa de Incentivo e Apoio à Capacitação de Servidores Técnicos Administrativos da USP no Exterior objetiva proporcionar ao quadro de pessoal da Universidade a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais por meio de atividades de intercâmbio internacional. Serão oferecidos, inicialmente, dez auxílios financeiros que incluem de duas a seis mensalidades de despesas pessoais e de instalação. O edital com instruções sobre a inscrição e seleção dos candidatos foi publicado em 9 de abril no Diário Oficial do Estado (para acessar o edital, clique aqui).

O custo total estimado do programa é de R$400 mil, incluindo o aluguel e manutenção dos núcleos. O principal apoio financeiro provém do Santander Universidades, programa do banco privado Santander de apoio à educação superior. A USP será responsável por bancar os dispêndios do secretariado executivo dos núcleos internacionais.

O USP Internacional já estabeleceu cronogramas de reuniões dos gestores do programa com dirigentes e docentes das Unidades e órgãos da USP. Alunos, docentes e funcionários poderão tirar dúvidas e obter mais informações sobre o programa através do e-mail internacional@usp.br, bem como enviar sugestões.

Para informações mais detalhadas, acesse também http://www.usp.br/imprensa/?p=29293

Com informações do boletim USP Destaques, edição nº 71


Criado por Rodrigo Lima