Palestra no Museu da Ciência comemora 60 anos da USP

Com a proposta de relembrar e destacar a mobilização em torno da implantação e início das atividades da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em 1953, o historiador Marco Antonio Leite Brandão ministrará palestra na próxima sexta-feira (19), às 19h, no auditório do Museu da Ciência “Prof. Mario Tolentino”.

Com o tema "Uma Universidade para São Carlos. A mobilização dos são-carlenses entre 1947 e 1953", a palestra faz parte da programação que comemora os 60 anos da USP e do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), na cidade. Na ocasião, também acontecerá o relançamento do livro “Almanaque de São Carlos 3 - Tempos de CAASO”, com lembranças de ex-alunos.

Segundo o coordenador do Museu da Ciência, Paulo Roberto Milanez, o Museu tem uma relação muito estreita com a Universidade. “Seja por meio do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) ou pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC) estamos trabalhando de forma harmônica e planejando muitas atividades conjuntas”, comentou.

A USP inicia-se em São Carlos quando a cidade torna-se, precocemente, um centro de produção acadêmico e cientifico. Foi após a participação da comunidade são-carlense para a instalação da universidade, que projeto de lei encaminhado pelo deputado Miguel Petrilli culminou na implantação e início das atividades da EESC-USP, nas instalações da Sociedade Dante Alighieri. 

Foi a primeira referência de ensino superior da cidade e abriu as portas para que tivesse, hoje, um número muito grande de empresas de alta tecnologia, caracterizando a tradição quando o assunto é produção de conhecimento.


Criado por Rodrigo Lima