Deonísio da Silva recebeu o título de “Cidadão Sãocarlense”

A Câmara Municipal de São Carlos realizou no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, na última segunda-feira (15), sessão solene para a entrega oficial do título de Cidadão Honorário do Município ao professor e escritor Deonísio da Silva, que residiu na cidade durante 20 anos, quando lecionou na UFSCar (Universidade Federal em São Carlos), sendo um dos fundadores do curso de Letras e da Editora da instituição. Antes da sessão solene, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, o professor Deonísio da Silva ministrou palestra com o tema “Plágio”.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Paulo Altomani, o Coordenador de Artes e Cultura, Ney Vilela, o Procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno, o Coordenador da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Alessandro Spaziani, os vereadores Rodson Magno, Laíde Simões, Walcynir Bragatto, o presidente da ABASC, Alberto Ivo de Medeiros, que na solenidade representou o presidente do CEPAM, Lobbe Neto, a presidente da OAB 30ª Subseção de São Carlos, Isabel Cristina Marcomini, a Procuradora do Estado- Chefe da Regional de São Carlos, Cristina Duarte Leite Prigenzi, o Promotor de Justiça, Mário José Correa de Paula, o Juiz de Direito da 2ª Vara Civil da Comarca de São Carlos, Paulo César Scanavez, o Juiz de Direto da 3ª Vara Cível, Carlos Castilho e contou também com a presença de Azuaite França, ex-vereador e diretor regional do Centro do Professorado Paulista (CPP), propositor da homenagem prevista no Decreto Legislativo N°.473.

O prefeito de São Carlos entregou uma placa ao homenageado e enalteceu o trabalho e a obra do professor Deonísio da Silva. “Para a cidade é uma honra tê-lo como filho, agora oficialmente, mediante sua obra literária e sua importância nos meios acadêmicos, por isso quero deixar registrado o meu apelo para que o professor Deonísio volte a viver em São Carlos, volte Deonísio, volte a agregar seus conhecimentos em nossa cidade”, pediu o prefeito Paulo Altomani.

O professor Deonísio da Silva, 64 anos, atualmente é vice-reitor de Extensão da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, catarinense de Siderópolis, é doutor em Letras pela USP com tese sobre os livros proibidos no Brasil no período pós 64 e possui uma vigorosa carreira literária, com 34 obras publicadas. Membro da Academia Brasileira de Filologia é autor de romances, contos, crônicas, ensaios e livros infanto-juvenis. Entre suas obras se destaca "Avante, soldados: para trás" que lhe rendeu o prêmio internacional Casa de Las Américas, em júri presidido por José Saramago. A obra foi publicada também em Cuba, Portugal e Itália. Em 2012 lançou seu mais recente romance, "Lotte & Zweig".

O autor de “De onde vêm as palavras” e mais recentemente de “Palavras do Direito”, é colunista de diversos veículos de comunicação, como a revistaCaraso Observatório da Imprensa, rádio Band News FM e jornal Primeira Página.

Deonísio foi professor de língua portuguesa e de suas literaturas (africana, portuguesa e brasileira) na UFSCar desde 2003. Atualmente, além de vice-reitor do curso de extensão da Estácio de Sá, ele também leciona aulas de língua portuguesa à distância para 20 estados do país e mais de 300 alunos e fundou o Instituto da Palavra.


Criado por Rodrigo Lima