A vereadora Cidinha do Oncológico (PHS) apresentou, na Câmara Municipal, requerimento solicitando a liberação das cirurgias de vesícula por videolaparoscopia através do SUS (Sistema Único de Saúde) no município.
Segundo a vereadora, a cirurgia videolaparoscópica é mais vantajosa por ser minimamente invasiva, sendo realizada através de pequenas incisões ou cortes. Com isso, o paciente enfrentará menos dor e terá o risco de desenvolvimento de hérnias abdominais por conta da cirurgia diminuído. Além disso, o processo de cicatrização e recuperação é mais rápido, diminuindo o tempo de internação e os custos hospitalares.
Ela afirma também que “o índice de complicações, como hérnias incisionais por exemplo, que são comuns em pacientes idosos, cai de vinte por cento para praticamente zero. E precisamos contar com o fato de que o afastamento do trabalho pode chegar até noventa dias na cirurgia aberta, enquanto na videolaparoscópica esse tempo cai para apenas quinze dias”. Ela salienta ainda que grande número dos pacientes da cidade é encaminhado para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Américo Brasiliense, utilizando o transporte público disponibilizado pelo município, para a realização de cirurgias deste tipo.
A vereadora espera que tanto a Prefeitura Municipal, quanto a Secretaria de Saúde do município, possam realizar ações que possibilitem a liberação desse tipo de cirurgia através do SUS, atendendo a demanda de pacientes que necessitam dela na cidade.
21/Outubro/2023
183 Views