Massafera defende investimento da ferrovia Norte-Sul em São Paulo

O deputado estadual Roberto Massafera ouviu essa semana os planos da Valec, empresa pública responsável pelo planejamento da ferrovia Norte-Sul, e defendeu os investimentos no Estado de São Paulo durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista.

Presente à reunião estava o engenheiro Bento José de Lima, diretor de operações da Valec Engenharia, Construção de Ferrovias S.A. vinculada ao Ministério dos Transportes. A ferrovia Norte-Sul vai cruzar o oeste do Estado de São Paulo em direção ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Membro da Frente Parlamentar, o deputado Roberto Massafera reconheceu que os planos da Valec são de grande importância para o desenvolvimento paulista escoando a produção agrícola de toda região Noroeste e Sudoeste do Estado de São Paulo.

“A engenharia cuida, exatamente, de reduzir custos e prazos. O crescimento da nossa economia trouxe a tona as nossas deficiências em infra-estrutura. O crescimento da nossa economia esbarra na velocidade de escoamento da produção. Teremos que resolver esse gargalo que é conhecido há quase vinte anos, mas pouco foi feito para eliminá-lo”, disse Massafera.

Criada em novembro de 2011 com a subscrição do deputado Roberto Massafera, a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias Paulistas busca soluções para melhorar a infra-estrutura de transportes e revitalizar o uso das ferrovias como alternativa mais econômica e eficiente para desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Roberto Massafera vem alertando para o fato de haver um estrangulamento nos sistemas de transportes de cargas e passageiros. Ele defende a necessidade do Estado retomar o poder político para gerir seu sistema de transporte. Hoje, a rede ferroviária é uma concessão federal e as concessionárias respondem a Brasília.


Criado por Rodrigo Lima