Prefeito abre a 51ª Exposição Nacional de Orquídeas que mostra planta inédita

Uma das atrações mais esperadas da Festa do Clima, a 51ª Exposição Nacional de Orquídeas foi, oficialmente, aberta para visitação na noite de sexta-feira (26), com a presença do prefeito Paulo Altomani; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani; do presidente da Câmara, Marquinho Amaral; do secretário de Governo, Júlio Soldado; dasecretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti; do Coordenador de Artes e Cultura, Ney Vilela; do presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto; dos vereadores Cidinha do Oncológico, Laíde Simões, Rodson Magno e Mauricio Ortega; do presidente do Círculo São-carlense de OrquidófilosRubens Zanollo Júnior e das rainhas e princesas do Clima e do Trabalhador. A exposição ficou aberta para visitação até domingo (28), com a venda de orquídeas.

Realizada dentro do prédio da antiga piscina municipal, a exposição foi uma realização da Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com o Círculo de Orquidófilos de São Carlos, e nesta versão reuniu 45 cidades participantes, com 370 expositores de todo o Brasil e cerca de 3.100 plantas.

Altomani ressaltou a honra de participar da abertura da exposição, que também comemora os 50 anos do Círculo São-carlense de Orquidófilos, fundado em 25 de janeiro de 1963 e declarado de utilidade pública municipal através da Lei nº 6861 de 17 de novembro de 1971. Na ocasião, o prefeito pediu a colaboração do Círculo para desenvolver um projeto de paisagismo na cidade. “É um desafio. Colocar uma orquídea em cada árvore da cidade, com todo a apoio da Prefeitura, para deixarmos nossa São Carlos mais florida e bonita, que é o que merecemos. Que essa exposição possa tornar a população de nossa cidade mais feliz”.

Segundo o presidente do Círculo São-carlense de OrquidófilosRubensZanollo Júnior, durante a avaliação das plantas, feita por juízes de diversas cidades, designados pela Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), o júri se surpreendeu com uma nova espécie. “Uma planta inédita, que ninguém tinha visto. Uma novidade, raridade”, comentou. Para ele, cultivar orquídeas exige paciência e muito amor.

Alexandra Tiago Silva Ribeiro, expositora da Associação de Uberlândia, cultiva a planta há 10 anos e pela primeira vez participou da exposição em São Carlos. “A organização foi muito boa, com plantas excelentes, de alta qualidade em formas, tamanhos e cores. Vamos voltar nos próximos anos”.

Admiradora da exposição em anos anteriores, a auxiliar administrativa, Ana Maria de Sousa, notou melhor organização e plantas muito mais bonitas nesta versão da mostra.


Criado por Rodrigo Lima