Paraná apresenta Moção de Repúdio ao secretário Júlio César Pereira por demolição de capela no Cidade Aracy

O vereador Idelso Paraná (PHS), na sessão da Câmara Municipal de São Carlos desta terça-feira (30), vai apresentar para votação entre seus pares de uma Moção de Repudio contra a Prefeitura Municipal, através da pessoa do seu secretário municipal de Planejamento e Gestão Júlio César Pereira de Sousa (DEM) devido a demolição desrespeitosa e insensata da capela de São Francisco de Assis, no Cidade Aracy que estava construída ao lado da Central de Triagem e Disposição de Resíduos de Construção existente no local.

Paraná contou que há poucos dias a capela de São Francisco de Assis, construída em 2.007 no governo do ex-prefeito e atual deputado federal Newton Lima Neto (PT/SP), para abrigar a imagem do santo que foi encontrada em abril daquele ano por catadores de recicláveis que trabalham naquele local. “O que viram o fato como uma grande benção”, disse.

Segundo o vereador a ordem para a demolição teria partido do ex-vereador e atual secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Júlio César Pereira de Sousa (DEM) e executada pela empresa Datec Pavimentação e Terraplanagem Ltda e que ele teria registrado até um boletim de ocorrência contra o secretário e a empresa, no 2º Distrito Policial. “A atitude desta empresa e principalmente deste secretário municipal, Júlio César Pereira de Souza, que, segundo informações, ordenou a destruição da capela, demonstrando total desrespeito e intolerância com a imagem e principalmente com a crença e religião do povo católico, não só daquela região, mas de toda cidade que vê naquela imagem um ponto de crença, fé e esperança”, comentou.

Paraná lembra que o Brasil é um país laico, onde não existe uma crença ou religião, sendo preciso que todas elas sejam respeitadas sem nenhuma distinção precisam conviver harmoniosamente. “O Brasil é um país laico, onde não existe uma só crença ou uma só religião, sendo preciso que todas sejam respeitadas, tanto católicos, quanto evangélicos, espíritas, ateus, ou qualquer outra, todas, sem nenhuma distinção precisam conviver entre si, sem que haja preconceito ou distinções religiosas, sob pena de violar os princípios constitucionais da igualdade e da liberdade religiosa”, argumentou.

O vereador indignado diz que essa é uma ação impensada do secretário e por esse motivo apresentará essa Moção de Repúdio que ele espera que seja aprovada por unanimidade. “Tal conduta merece o repúdio não somente dos vereadores, que representam o povo em geral, mas também, de toda a população de São Carlos, uma vez que, tal ação não desrespeitou tão somente a capela ou a imagem de São Francisco de Assis, mas sim, a religião, a crença, a fé e toda honra de todo povo católico de São Carlos”, concluiu.


Criado por Rodrigo Lima