Roselei aponta necessidade urgente de pediatra, ambulância e atendimento médico em Santa Eudóxia

O vereador Roselei Françoso (PT) afirmou que “é necessário e urgente” que a administração municipal providencie o retorno dos serviços de profissional de pediatria no Distrito de Santa Eudóxia e disponibilize uma ambulância adequada para atender aos moradores da localidade. Também solicita que a Prefeitura cumpra a promessa de garantir atendimento médico 24 horas para a população do Distrito, tendo em vista a distância e o crescimento populacional daquela região.

Roselei relata que no dia 29 de janeiro deste ano protocolou um requerimento, na Câmara Municipal, solicitando a contratação de um médico da família para recompor a equipe do “Programa de Saúde da Família”, em Santa Eudóxia. O Distrito tem uma população de quase 4 mil moradores, com um terço da extensão territorial de São Carlos e o hospital mais próximo encontra-se a mais de 35 km de distância.

No dia 1º de março o vereador recebeu através do ofício 059/13 da Secretaria Municipal de Governo, a informação que a Prefeitura necessitaria de mais 15 dias para dar uma resposta. A prorrogação foi aprovada pela Câmara  no dia 5 de março e devidamente informada à Prefeitura por meio do ofício 364.

A Secretaria Municipal de Governo informou no dia 1º. de abril pelo ofício 148/13 que uma médica estaria iniciando suas atividades no Distrito com carga horária de 40 horas semanais, em que o pagamento seria feito com recursos da PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica do Ministério da Saúde).

“A população acreditou e a equipe local agendou consultas para esta data, porém a médica não compareceu por conta de motivos particulares relacionados ao CRM; posteriormente, iniciaram-se as atividades na semana seguinte após conversa com o senhor Secretário Municipal de Planejamento e Gestão”, informa o vereador.

“Quero reconhecer o trabalho da médica”, ressalta o parlamentar, observando que, “porém ela foi contratada para trabalhar 40 horas semanais e isso não esta acontecendo, por motivo de um acordo entre a Secretaria Municipal de Saúde e a médica, para que esta profissional participe de um programa de formação durante o expediente de trabalho em alguns dias da semana”.

Roselei constata que no espaço de tempo entre o requerimento e a resposta da Prefeitura, o distrito de Santa Eudóxia perdeu o único pediatra que prestava serviços na região e por razão das mudanças climáticas - tempo seco e queimadas – “a população está sofrendo as consequências, tendo que se deslocar até o Distrito de Água Vermelha para serem consultadas”.

O vereador destacou que no último dia 3 de maio foi noticiado pela Imprensa local que o distrito passaria a contar com um profissional farmacêutico para atender a população. “Acreditamos ser uma atitude louvável e garantirá maior controle na distribuição dos medicamentos”, disse, ao renovar seu o apelo para que o governo municipal, em caráter de urgência, faça retornar os serviços de pediatria para atender às crianças de Santa Eudóxia.


Criado por Rodrigo Lima